Saiba tudo sobre o Euro aqui

Escolas de Lisboa «em muito mau estado»

5 out 2007, 17:04

Presidente da Câmara lança programa especial de modernização

O presidente da Câmara de Lisboa reconheceu esta sexta-feira que metade das escolas do primeiro ciclo da cidade estão em «muito mau estado de conservação», anunciando o lançamento de um programa especial de modernização e qualificação dos estabelecimentos, refere a Lusa.

«Um levantamento rigoroso e exaustivo do estado das nossas 150 escolas do primeiro ciclo e jardins de infância da rede pública da cidade de Lisboa mostrou-nos que só quatro por cento podem ser consideradas como escolas de qualidade», lamentou o presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, na sua intervenção das cerimónias de comemoração dos 97 anos da proclamação da República.

Ou seja, continuou, 44 dos 90 estabelecimentos do primeiro ciclo «estão mesmo em muito mau estado de conservação, com necessidade de intervenção prioritária e imediata».

«Trata-se de escolas com necessidade de intervenção urgente, sem condições mínimas de dignidade para quem aprende e para quem ensina», acrescentou, referindo que, em alguns casos, são estabelecimentos de ensino que funcionam em prédios de habitação «sem espaços para a garantia de funcionamento de uma escola a tempo inteiro».

«As condições nas escolas de Lisboa estão, portanto, longe de garantir uma escola que seja um local digno de aprendizagem», reconheceu, considerando que não é permitido qualquer adiamento na melhoria da situação.

Por isso, e apesar da situação financeira do município, a Câmara vai lançar um programa especial de modernização e qualificação do pré-escolar e ao primeiro ciclo do ensino básico na cidade de Lisboa, acrescentou António Costa.

Ainda segundo o presidente da autarquia, que fez questão de recordar o programa de modernização das escolas do ensino secundário, o programa a ser lançado pela Câmara Municipal será desenvolvido entre os anos lectivos 2008/2009 e 2011/2012.

«Conhecemos a situação financeira do município. Por isso, temos de fazer um grande esforço de rigor e selectividade no investimento. Mas, também, um grande esforço de imaginação para mobilizar o apoio e os patrocínios de toda a cidade para este objectivo: termos em Lisboa, desde o pré-escolar, uma escola de excelência», sublinhou.

«A Educação tem de estar no centro das políticas públicas», defendeu ainda António Costa, que, pela primeira vez, participou este ano nas comemorações da proclamação da República como presidente da Câmara de Lisboa.

Educação

Mais Educação

Patrocinados