Esta bateria de carro elétrico demora menos de 5 minutos a carregar

CNN , Olesya Dmitracova
6 jul, 19:00
Protótipo de carro desportivo da Nyobolt, utilizado para testar a nova bateria. Foto Nyobolt

Protótipo de carro desportivo da Nyobolt utilizado para testar a nova bateria

Uma start-up britânica poderá ter encontrado a resposta para uma das frustrações de conduzir um carro elétrico - esperar que a bateria carregue.

A Nybolt, sediada em Cambridge, desenvolveu uma nova bateria de iões de lítio de 35 kWh que foi carregada de 10% a 80% em pouco mais de quatro minutos e meio na sua primeira demonstração ao vivo, durante a semana passada.

Isso é muito mais rápido do que os cerca de 20 minutos que demoram atualmente alguns automóveis eléctricos que utilizam um carregador rápido, como um Supercharger da Tesla. Também está muito mais próximo dos dois minutos que leva para abastecer um carro a gasolina médio.

"A nossa extensa investigação aqui no Reino Unido e nos EUA revelou uma nova tecnologia de bateria que está pronta e é escalável neste momento", disse o cofundador e CEO da Nyobolt, Sai Shivareddy, num comunicado na sexta-feira. "Estamos a permitir a eletrificação de novos produtos e serviços atualmente considerados inviáveis ou impossíveis".

A tecnologia da Nyobolt baseia-se numa década de investigação liderada pela cientista de baterias da Universidade de Cambridge, Clare Grey, e por Shivareddy, formado em Cambridge, afirmou a empresa. A chave para a capacidade de as suas baterias serem carregadas de forma super-rápida e sem grande impacto na sua longevidade é um design que significa que geram menos calor. Isto também as torna mais seguras, uma vez que o sobreaquecimento pode provocar o incêndio e a explosão de uma bateria de iões de lítio.

Além disso, os materiais utilizados para fabricar os ânodos das baterias permitem uma transferência mais rápida de electrões.

A Nyobolt está atualmente em negociações para vender as suas baterias a oito fabricantes de automóveis eléctricos.

Os tempos de carregamento comparativamente longos são uma das principais desvantagens dos veículos eléctricos (VE) atualmente no mercado. Estes atrasam as viagens de carro e são um incómodo para os proprietários que não podem carregar os seus carros em casa.

A inovação da Nyobolt, testada no protótipo de carro desportivo da empresa, é particularmente encorajadora para as frotas comerciais de VE e para os condutores que dependem de carros eléctricos no seu trabalho, de acordo com Paul Marchment, consultor da Arval, um especialista em leasing de veículos pertencente ao BNP Paribas.

No entanto, outro obstáculo a uma adoção mais rápida dos veículos eléctricos nos Estados Unidos e na Europa é a falta de infraestruturas públicas de carregamento.

Jack Evans, especialista em automóveis da Blackball Media, congratulou-se com as notícias sobre a bateria do Nyobolt, que foi testada numa pista na quinta-feira, utilizando um carregador ultrarrápido de 350 kW DC, do tipo que é difícil de encontrar nas estradas do Reino Unido.

"As unidades utilizadas para carregar a bateria do Nyobolt são poucas e distantes entre si no Reino Unido, pelo que, para que isto tenha realmente impacto, é necessário aumentar a oferta de carregadores ultra-rápidos", afirmou.

Shivareddy disse à CNN que o número de carregadores rápidos está a aumentar tanto nos EUA como na União Europeia e que espera que "estejam praticamente em todo o lado" até ao final da década.

Na América do Norte, três em cada quatro carregadores rápidos são os Superchargers da Tesla e praticamente todos os grandes fabricantes de automóveis dos EUA se comprometeram a tornar os veículos eléctricos compatíveis com a tecnologia de carregamento da Tesla, conhecida como North American Charging Standard. A bateria da Nyobolt é compatível com um Supercharger, disse a empresa à CNN.

"Gostaríamos muito de trabalhar com a Tesla e outros (fabricantes) líderes para dar vida à nossa visão - com o objetivo de tornar os tempos de recarga iguais aos tempos de reabastecimento", disse Shivareddy. "Para tal, seria necessária a colaboração da indústria para a implementação de um grande número de carregadores de alta potência, juntamente com o fornecimento de energia à rede/fora da rede".

Ainda não está pronto para o "horário nobre"

Testes independentes das baterias da Nyobolt, realizados por um fabricante líder a nível mundial, revelaram que estas podem atingir mais de 4.000 ciclos de carregamento rápido, o equivalente a 965.600 quilómetros, mantendo mais de 80% da capacidade, afirmou a Nyobolt no seu comunicado de sexta-feira. "Isto é muito mais do que as garantias de baterias de veículos eléctricos muito maiores que existem atualmente na estrada", referiu.

William Kephart, especialista em mobilidade eléctrica da consultora P3 Group e antigo engenheiro, afirmou que as baterias para veículos eléctricos do tipo que a Nyobolt desenvolveu poderiam "teoricamente" ser carregadas tão rapidamente como a empresa promete, mas o desafio era fabricar essas baterias à escala industrial.

Um elemento químico crucial para as baterias da Nyobolt é o nióbio, mas, como salientou Kephart, no ano passado apenas foram extraídas 83 000 toneladas em todo o mundo. Compare-se com a grafite, normalmente utilizada como material anódico nas baterias de iões de lítio: estima-se que tenham sido produzidas 1,6 milhões de toneladas em 2023.

Além disso, existem atualmente "muitas incógnitas" com a tecnologia das baterias de nióbio, disse ele à CNN. "A indústria vai resolver o problema... (mas) ainda não é vista pela indústria como uma tecnologia escalável", acrescentou.

Além da lentidão do carregamento, os obstáculos à aquisição de veículos eléctricos nos EUA e na Europa incluem a chamada ansiedade de autonomia - a preocupação de que o carro não tenha carga suficiente na bateria para chegar ao seu destino, especialmente aguda durante longas viagens - e o preço médio mais elevado dos veículos eléctricos em comparação com os carros novos convencionais.

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