Aumento das taxas moderadoras afasta utentes do SNS

Redação , CM
10 mai 2012, 09:39
Medicina

O alerta é da DECO, que fala ainda em muitos constrangimentos no acesso à saúde

O aumento das taxas moderadoras está a afastar os utentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS). O alerta é da DECO, que realça os muitos constrangimentos no acesso à saúde, particularmente a marcação de consultas.

«Isto parece-nos, de facto, que pode ser ameaçador, porque tem havido alguma informação de que as pessoas têm recorrido menos», assumiu Ana Fialho, da direção da associação de defesa do consumidor, nesta quinta-feira, na segunda conferência do ciclo «Políticas e Consumidores», organizado pela DECO.

«Gostaríamos de ver desenvolvida e incentivada uma rede de cuidados partilhados que funcionasse e permitisse alguma fluidez entre os cuidados de saúde, de acordo com as necessidades dos utentes e das populações», apelou, ainda, a responsável, citada pela agência Lusa, a propósito dos constrangimentos no acesso à saúde e que obriga «muitas vezes» a recorrer aos serviços de urgência.

Ana Fialho defendeu também a necessidade de resolver «com brevidade» a interpretação das taxas a aplicar, uma vez que «há algumas queixas sobre as explicações do pagamento, que diferem de local para local para o mesmo serviço».

Relacionados

Saúde

Mais Saúde

Patrocinados