«Gangue das picaretas» em tribunal

Redação , CP
3 nov 2008, 08:40
Carrinha assaltada (Lusa)

Julgamento começa esta segunda-feira. Arguidos estão acusados de 58 crimes

Os sete arguidos do chamado «gangue das picaretas», que começam a ser julgados esta segunda-feira em Guimarães, são de nacionalidade portuguesa, residentes em Felgueiras e Cabeceiras de Basto, e têm idades de 26 a 33 anos, noticia a Lusa.

Segundo a acusação, o alegado líder do grupo tem 27 anos e identifica-se como vendedor de peças automóveis, sendo dono de uma sucata localizada em Felgueiras.

O último dos crimes que lhe são imputados terá ocorrido a 4 Junho de 2007, no IP4, na ligação de Amarante a Vila Real, quase a chegar a Mesão Frio, tendo os arguidos, que aí utilizaram três carros (BMW, Audi A4 e Volkswagen Polo), organizado uma emboscada a uma carrinha da Esegur.

Bloquearam viatura e agrediram seguranças


O Ministério Público refere que eram 6h20 e tinha sido tudo planeado ao milímetro, com os carros a virem de diferentes sentidos, tendo em vista encurralar a viatura, que transportava um total de 558 mil euros em notas.

Com a carrinha já imobilizada, em virtude de intercepção levada a cabo com os veículos em que se faziam transportar, o grupo desatou a disparar e a fazer uso de picaretas e marretas para partir os vidros à prova de bala e intimidar os dois tripulantes.

Estes, porém, conseguiram accionar o sistema de pânico e bloquear a viatura. Não se livraram, porém, de ficar feridos, após a violenta agressão de que foram alvo. Um deles chegou a ficar inconsciente, após ter levado na cabeça uma coronhada de caçadeira. Frustrado o assalto, o grupo abandonou o local no BMW.

O assalto que esteve na origem do processo


O «gangue das picaretas» terá assaltado diversas carrinhas de valores durante os anos de 2006 e 2007, tendo subtraído várias centenas de milhares de euros.

Um dos assaltos, que terá estado na origem do processo, ocorreu no dia 10 de Dezembro de 2006, no Centro Comercial Guimarães Shopping, tendo sido constrangidos os seguranças da viatura blindada de transportes de valores da Esegur, por quatro homens armados e encapuzados, a entregarem várias dezenas de milhares de euros. Para efectuarem o roubo, os assaltantes utilizaram um viatura BMW X5 que havia sido anteriormente furtada pelo método de «carjacking».

Seis dos sete indivíduos encontram-se actualmente presos preventivamente e acusados da autoria de 14 assaltos, envolvendo 58 crimes.

Patrocinados