Rui Jorge: «Era impossível não ser difícil na fase final»

1 dez 2016, 19:55
Rui Jorge

Selecionador de sub-21 reagiu ao sorteio que colocou a Sérvia, Espanha e Macedónia como adversários de Portugal

Rui Jorge considera que era «impossível» não ter um grupo «difícil» na fase final do Campeonato da Europa que vai decorrer no próximo ano na Polónia, defendendo que agora o importante é «estudar e preparar» os jogos com Espanha, Sérvia e Macedónia, adversários que o sorteio, realizado esta quinta-feira, colocou no caminho de Portugal.

Sub-21: saiba tudo sobre o sorteio e sobre os adversários de Portugal

«Era impossível não ser difícil numa fase final sub-21. Impossível ter um grupo simples. Este foi o que nos calhou e vamos prepará-lo. Vamos estudar estas equipas. E vamos tentar ultrapassá-las», disse o selecionador à assessoria de imprensa da federação.

Em reação ao sorteio de Cracóvia, Polónia, país que recebe a competição de 16 e 30 de junho de 2017, o selecionador destacou a determinação de Portugal, vice-campeão em título, para se impor no grupo B: só assim, ou sendo o melhor segundo qualificado, pode atingir as meias-finais.

«Estou otimista em representar Portugal como o temos feito. Estou e sou otimista. Acredito que é algo que vamos construindo ao longo do tempo. Que o que fizemos ao longo do trajeto de apuramento vamos querer continuar a demonstrar na fase final. E que o conseguiremos fazer», referiu.

A Espanha já conquistou o título por quatro vezes (1986, 1998, 2011 e 2013), mas Rui Jorge considera que «o passado interessa pouco, o histórico das equipas deixa de contar». «São anos diferentes, jogadores distintos. Temos é de preparar da melhor forma possível a fase final, estudarmos o melhor que conseguirmos e dignificar o nosso nome e de Portugal», destacou.

Nesse sentido, escusa-se a falar de favoritismos e entende que é irrelevante Portugal ser cabeça de série neste Grupo B. «É porque temos vindo a acumular excelentes resultados. Queremos continuar. Temos de nos preparar e não dizer se somos favoritos ou não», destacou ainda.

Portugal estreia-se com a Sérvia, a 17 de junho, três dias antes de defrontar a Espanha. As contas ficam depois fechadas, mo dia 23, com o último jogo frente à Macedónia, a equipa com pior ranking entre as doze que compõem este Europeu.

Relacionados

Seleção

Mais Seleção

Mais Lidas

Patrocinados