Ana Sofia Cardoso sai em alta para entrar de baixa - e João Póvoa Marinheiro regressa em força ao sítio onde já foi feliz

2 jun, 14:39
João Póvoa Marinheiro

30 meses de liderança, 30 meses de vida da CNN Portugal, 30 meses vencedores com Ana Sofia Cardoso no CNN Prime Time. A pivô sai agora por uns meses do ecrã e entrega a cadeira ao pivô de primeira linha João Póvoa Marinheiro. É já está segunda-feira, na nova grelha do seu canal de televisão

Após 30 meses de liderança, a CNN Portugal renova-se em alta e arranca com uma nova grelha esta segunda-feira, 3 de junho. Numa das alterações marcantes, João Póvoa Marinheiro assume a apresentação do Prime Time, no horário das 22h, que desde o nascimento da CNN Portugal foi liderado por Ana Sofia Cardoso. 

A mudança faz-se por boas razões: para Ana Sofia Cardoso, o nascimento agora é outro - sai em licença de maternidade. E para João Póvoa Marinheiro, “é o regresso a um sítio onde já fui feliz.”

O mundo sempre a girar

“Foram mais de dois anos gratificantes, pela variedade de temas que tivemos e que mudaram as nossas vidas”, resume Ana Sofia Cardoso, que continua “entusiasmada e motivada com o projeto”. 

“A marca CNN acarreta uma expectativa alta”, observa a jornalista. Com ela, “as pessoas voltaram a estar mais concentradas no jornalismo. Não só pela intensidade noticiosa, mas pela clara resposta do jornalismo".

João Póvoa Marinheiro, que anteriormente apresentava o CNN Fim de Tarde, passa agora a assumir o horário das 22h na CNN Portugal, horário que chegou a apresentar ao lado de Carla Moita na TVI24. Este é um espaço que se adapta ao seu perfil, “encaixa bem no que melhor sei fazer”, afirma. 

Em todas as frentes

Pivô de primeira linha em Portugal, e com uma vocação singular para o entendimento dos grandes temas do mundo, João Póvoa Marinheiro esteve nas frentes informativas mais relevantes da CNN Portugal e vai agora co-editar o horário das 22h com a Mariana Magalhães, equipa que assim assumirá as escolhas editoriais. 

“Espero poder pesar os temas mais importantes do dia”, detalha João Póvoa Marinheiro, que pretende trazer para o debate opiniões divergentes e “ajudar o espectador a formar a sua opinião". 

Além disso, quer “abrir espaço para outros horizontes”, destacando outras notícias que “possam passar despercebidos”.

No Prime Time há uma responsabilidade acrescida, enfatiza Ana Sofia Cardoso, destacando o impacto significativo na audiência. “Temos de filtrar a realidade para tentar ir ao encontro do que é mais valioso noticiosamente”, afirma, ressaltando a necessidade de selecionar cuidadosamente os temas a abordar. “Importa olhar para a realidade toda. É aí que está o sucesso do trabalho”. 

Já João Póvoa Marinheiro salienta que “o ónus está na discussão de ideias e na desconstrução dos temas”. A sua meta é “superar o desafio” que lhe foi lançado. “O Prime Time já é um jornal vencedor e quero que continue a sê-lo”, afirma.

Para Marinheiro, a função mais importante de um pivô é “chamar as pessoas para a notícia”, diz. “Um pivô é um observador do que o rodeia, temos de ser capazes de chamar as pessoas para os temas que são importantes para as suas vidas e para o debate público”.

Ana Sofia Cardoso destaca a relação com a audiência que a CNN Portugal construiu ao longo dos dois anos de Prime Time. Faz um balanço positivo do trabalho, reconhecendo a “extrema dedicação necessária” para preparar o programa e selecionar os ângulos e abordagens aos temas do dia. 
 

Relacionados

Patrocinados