Juventude Lusitana apoia selecção

24 abr 2001, 22:12

Claque de emigrantes promete fazer «barulho» no Stade de France Portugal vai contar com um apoio especial esta quarta-feira para o jogo com a França. É sabido que vão estar muitos emigrantes a gritar por Portugal, mas entre eles, há um grupo que promete destacar-se. Trata-se da recém-formada claque Juventude Lusitana. Veja aqui o que estes jovens emigrantes têm preparado para o jogo desta quarta-feira.

Portugal vai contar com um apoio especial esta quarta-feira para o jogo com a França. É sabido que vão estar muitos emigrantes a gritar por Portugal, mas entre eles, há um grupo que promete destacar-se. Trata-se da recém-formada claque Juventude Lusitana que conta neste momento com duzentos elementos, todos descendentes de emigrantes residentes em França, e que cresce de dia para dia. O seu objectivo é dignificar o nome de Portugal apoiando, não só a selecção de futebol, mas todas as selecções nacionais. 

Pascoal Marques é o responsável pela criação da claque e revelou ao Maisfutebol o que é que a Juventude Lusitana tem preparado para o jogo de amanhã. «Vamos levar seis bandeiras de dois metros de largura, dois estandartes de cinco metros, buzinas e megafones», explicou Pascoal Marques que promete um «intenso» apoio à equipa nacional «qualquer que seja o resultado».  

Pascoal Marques diz que toda a comunidade portuguesa está a viver este jogo «intensamente» porque, além da visita da selecção, «é o 25 de Abril, que é um dia especial para nós». O responsável da claque tem uma perspectiva interessante em relação à comunidade emigrante. «Somos a maior comunidade de Paris e a mais bem integrada. Estamos muitos anos à frente da Europa. Já há muitos anos que assumimos o espírito da União Europeia». 

A claque nasceu no seio da associação «Cap Magellan» e rege-se por dez mandamentos fundamentais. Os obejctivos são «chamar a atenção dos jovens para o desporto e para o seu papel social, criar uma unidade entre os membros da comunidade portuguesa, apoiar todas as selecções nacionais, dar acesso aos membros da associação para os jogos e, sobretudo, descobrir Portugal através do desporto», explicou Pascoal Marques. 

No quadro das suas actividade, a Juventude Lusitana está a organizar uma deslocação a Dublin para apoiar a selecção no jogo frente à República da Irlanda, inserido na fase de qualificação para o Mundial-2002, a realizar-se no próximo 2 de Junho. Pascoal Marques, apesar de referir que será um grupo pequeno, promete muito «barulho» no apoio à selecção. 

Esta noite foi já possível observar uma pequena amostra do apoio com que a selecção contará amanhã. Quase dois mil adeptos, entre os quais muitos elementos da Juventude Luistana, deslocaram-se ao Stade de France para apoiar a selecção. Logo à entrada dos jogadores, os adeptos, concentrados num dos topos, reagiram em uníssono, enchendo o estádio com o nome de «Portugal». Com bandeiras espalhadas pelas bancadas, os adeptos não se cansaram de gritar pela selecção, especialmente quando havia um golo e, sobretudo, quando Luís Figo tocava na bola. Nos momentos de pausa, alegraram as bancadas com as famosas «ondas». 

A claque já tem um site (www.juventudelusitana.org), onde é possível aceder a todas as informações sobre a claque, embora não esteja ainda totalmente operacional, já que a abertura ofical está prevista para Setembro de 2001.

Seleção

Mais Seleção

Patrocinados