«A minha preocupação não é estrear-me», diz Fernando Meira

29 ago 2000, 13:44

Interesses da Selecção valorizados pelo benfiquista O único representante do Benfica na convocatória de António Oliveira pode fazer a estreia como internacional A, mas não se mostra obcecado com isso. O importante, diz, «é Portugal ganhar».

Fernando Meira está carregado de internacionalizações (51), mas integra pela primeira vez o grupo mais representativo da Federação Portuguesa de Futebol. 

O único jogador do Benfica presente na convocatória de António Oliveira está naturalmente «feliz com a oportunidade de representar Portugal ao mais alto nível», mas nem sequer mostra grande surpresa pela chamada: «Quando um jogador representa um grande clube e tem oportunidade de jogar é natural que sonhe com a Selecção A. Quando jogava no V. Guimarães já tinha esperanças de ser chamado e agora, no Benfica, as hipóteses aumentaram.» 

A possibilidade de se estrear como internacional A na Estónia não é preocupação central de Fernando Meira, que prefere canalizar energias para os objectivos do grupo: «A minha grande preocupação não é estrear-me ou não, mas que Portugal vença este primeiro jogo de qualificação para o Mundial. Os objectivos da Selecção estão primeiro, só depois penso em mim. Se jogar, é claro que ficarei satisfeito.» 

A concentração nos interesses do colectivo servem também para Meira desvalorizar o facto de ser o único representante do Benfica no grupo de jogadores da Selecção Nacional (António Gaspar, fisioterapeuta, também trabaha na Luz): «Neste momento penso na Estónia, é-me irrelevante e nada me preocupa o facto de do Benfica só cá estar eu.» 

As necessidades da Selecção são ainda uma última vez chamadas à conversa por Fernando Meira quando se trata de analisar a possibilidade de jogar tanto a defesa-central como a médio: «Estou ao dispor do seleccionador para o que for preciso. Sinto-me tão à vontade numa posição como noutra.» 

O estreante da operação-Estónia gostou da forma como foi recebido pelos companheiros - «Alguns já conhecia, dos outros fiquei com óptima impressão» - e diz ter encontrado «um grupo com entusiasmo, confiança e, claro, excelentes jogadores». Tudo, afinal, «como já esperava».

Seleção

Mais Seleção

Mais Lidas

Patrocinados