Primeiro despique entre AD e PS para as europeias: Bugalho compromete-se a "cumprir" mandato, Temido admite "sedução" autárquica

29 abr, 18:00

Enquanto Marta Temido não abandona definitivamente o sonho autárquico, apesar de concorrer às eleições europeias, Sebastião Bugalho compromete-se a cumprir o mandato no Parlamento Europeu, deixando um recado claro à principal opositora

Sebastião Bugalho comprometeu-se esta segunda-feira a cumprir o seu mandato no Parlamento Europeu, num primeiro despique com a principal opositora às eleições europeias, Marta Temido, que concorre pelo PS, e que admitiu que se sentia "seduzida" por um projeto autárquico.

“A minha ambição é servir o Parlamento Europeu e deixo desde já o compromisso de que cumprirei o meu mandato", frisou aos jornalistas em frente ao Tribunal Constitucional, em Lisboa, no âmbito da entrega da lista para as eleições europeias de 9 de junho.

O cabeça de lista da Aliança Democrática (AD) às eleições europeias disse esperar ainda que os seus opositores também "possam deixar esse compromisso feito", numa clara resposta a Marta Temido, que não foi clara na intenção de ficar durante toda a legislatura, uma vez que tem as autárquicas de 2026 em vista.

Marta Temido, que lidera a lista dos candidatos do PS às eleições europeias, deu a entender esta segunda-feira que não fecha definitivamente as portas a uma candidatura autárquica. Questionada pelos jornalistas, à porta do Tribunal Constitucional, sobre se mantém ambições autárquicas, nomeadamente na Câmara Municipal de Lisboa, a socialista lembrou os desafios das cidades, onde "se jogam muitos dos grandes desafios do nosso tempo". "E tendo também eu um passado de funções executivas, obviamente o projeto de liderar uma autarquia tinha para mim uma sedução", observou.

"Mas isso não significa mais do que essas palavras querem dizer, é uma apreciação e não um compromisso com um projeto. Compromisso é o que esta equipa - da qual eu sou só transitoriamente a cabeça de lista, porque seremos todos eurodeputados - tem com os portugueses", sublinhou aos jornalistas, garantindo que não tem "qualquer plano" para sair a meio do mandato no Parlamento Europeu.

Esta segunda-feira foi a data de entrega ao Tribunal Constitucional da lista de candidatos dos vários partidos às eleições europeias. Além de Sebastião Bugalho, pela AD, e Marta Temido, pelo PS, já são conhecidos também os cabeças de lista do Chega (António Tânger Corrêa), da Iniciativa Liberal (João Cotrim Figueiredo), do Bloco de Esquerda (Catarina Martins), do PCP (João Oliveira), do Livre (Francisco Paupério), do PAN (Pedro Fidalgo Marques) e do ADN, Joana Amaral Dias.

Partidos

Mais Partidos

Mais Lidas

Patrocinados