Alemanha
45'+1'
1 - 0
Hungria

Vice-presidente do Malawi morre em acidente de avião

CNN , Niamh Kennedy
11 jun, 12:15
Vice-presidente do Malawi, Saulos Chilima (Getty Images)

A bordo seguiam outros nove passageiros

O vice-presidente do Malawi, Saulos Chilima, morreu num acidente de avião juntamente com outros nove passageiros, anunciou esta terça-feira o presidente do país, Lazarus Chakwera.

O avião desapareceu depois de não ter conseguido aterrar no Aeroporto Internacional de Mzuzu, a cerca de 380 quilómetros a norte da capital Lilongwe. Os destroços do avião foram localizados, adiantou Chakwera esta terça-feira.

"A operação de busca e salvamento que ordenei para encontrar o avião desaparecido que transportava o nosso vice-presidente e mais nove pessoas foi concluída. O avião foi encontrado. E estou profundamente triste e lamento informar-vos que acabou por ser uma tragédia terrível", declarou Chakwera.

O líder malawiano revelou que o avião foi encontrado “completamente destruído” na floresta de Chikangawa, acrescentando que “não há palavras para descrever o quão doloroso isto é”.

Chakwera prestou homenagem ao seu adjunto, descrevendo-o como “um bom homem, um pai e marido dedicado, (e) um cidadão patriota que serviu o seu país com distinção”.

Chilima, 51 anos, regressou ao Malawi a 6 de junho, depois de ter participado na Cimeira Coreia-África, em Seul, na semana passada.

Na terça-feira, a Força de Defesa do Malawi disse que tinha destacado drones e pelo menos 200 soldados para procurar o avião na reserva florestal de Chikangawa, onde os sinais do seu paradeiro foram recebidos pela última vez.

O Comandante da Força, Paul Valentino Phiri, afirmou que as operações de salvamento tinham sido atrasadas devido às más condições climatéricas.

África

Mais África

Patrocinados