Nenhum animal ficou ferido e todos foram levados de volta para a propriedade de onde fugiram
Cerca de 30 de lamas e alpacas fugiram de uma quinta perto de Troutbeck, em Cumbria, no norte de Inglaterra. O incidente ocorreu ao fim da tarde de segunda-feira e acabou mesmo por levar ao corte da A66, uma das principais estradas da região.
À BBC, o dono dos animais e da empresa “Alpacaly Ever After”, Terry Barlow, explicou que um carro embateu contra a cerca, de dois metros de altura, e deixou “um buraco” aberto na vedação.
“Assim que os lamas e as alpacas viram o buraco, ficaram demasiado curiosas para não irem explorar”, disse Terry Barlow.
A quinta também tem uma loja e foi aí que um cliente alertou Barlow para o que estava a acontecer: “Um cliente veio à loja da quinta e casualmente disse ‘ah, as suas alpacas e lamas estão a fugir para a A66, de todo o modo, vim comprar algumas das vossas salsichas'”, relatou o dono.
🦙 A group of 30 llamas and alpacas brought traffic to a standstill in Cumbria.
— Sky News (@SkyNews) October 24, 2023
They escaped from farm shop Basecamp North Lakes through a tear in a fence but they were returned safely home after their owner was alerted.https://t.co/PAiZ4D1jU3 pic.twitter.com/eGUlX5X1b1
Foi então que Barlow, como conta, “saiu a correr” para se deparar com cerca de 30 animais a passear alegremente em direção a Penrith.
Terry Barlow acrescenta que “o lama mais confiante” estava “no seu elemento” e foi-se “apresentando a todos os carros que encontrava”.
As imagens do incidente foram capturadas por Rebecca Remmer, mulher de Barlow, que assegura: “Não é algo que se veja todos os dias”.
Algumas pessoas da quinta e das autoridades locais acabaram por cortar a A66 e levar de volta à quinta todos os animais.