O mapa da despedida da rainha. A cada dia, até ao funeral, onde estarão Isabel II e Carlos III?

10 set 2022, 23:41
Rainha Isabel II

A urna da rainha está em Balmoral, Escócia, mas espera-a um percurso de homenagem que só termina a 19 de setembro, segunda-feira. Até esse último adeus, o que esperar a cada dia? Este é o plano

Domingo, 11 de setembro

-A urna da rainha partirá do Castelo de Balmoral pelas 10:00, para uma viagem lenta de até seis horas até Edimburgo, com várias paragens pelo caminho. A urna chegará ao Palácio de Holyroodhouse, residência oficial da Monarca na capital escocesa, ficando na Sala do Trono.

-Em Londres, o rei Carlos III irá encontrar-se com a secretária-geral da Commonwealth no Palácio de Buckingham. Fará depois uma receção a altos comissários dos países onde é chefe de Estado.

Segunda, 12 de setembro

-O rei Carlos III começa o dia em Westminster Hall, onde os parlamentares irão expressão as suas condolências. Acompanhado por Camilla, rainha consorte, apanhará um avião para Edimburgo.

-À tarde, o caixão da rainha Isabel II seguirá em procissão para a Catedral de St. Giles, acompanhado pelo novo rei e restantes membros da família real. O corpo ficará na catedral, para que os cidadãos o possam visitar.

-O rei volta a Holyrood, onde terá uma audiência com a primeira-ministra escocesa, Nicola Sturgeon. Dirige-se depois com Camilla para o parlamento escocês, para receber uma Moção de Condolências.

-À noite, Carlos estará na Catedral de St. Giles para uma vigília com outros membros da família real.

Rei Carlos também terá uma agenda apertada (Jonathan Brady/Pool Photo via AP)

Terça, 13 de setembro

-A Princesa Anne acompanha o caixão da mãe da Catedral de St. Giles até ao aeroporto de Edimburgo, seguindo num avião da Força Aérea britânica. O voo deverá aterrar em Londres pouco antes das 19:00. A partir daí, segue para o Palácio de Buckingham, a residência oficial da monarca em Londres desde 1837.

-Carlos e Camilla irão assistir à chegada da urna. Isto depois de terem visitado Belfast, na Irlanda do Norte, onde participarão numa exposição dedicada à relação da rainha com o país no Castelo de Hillsborough. Carlos reúne-se com o secretário de Estado para a Irlanda do Norte, Chris Heaton-Harrris, e com outros líderes partidários. Uma mensagem de condolências será transmitida pelo porta-voz da Assembleia da Irlanda do Norte. Depois do encontro com líderes religiosos, o casal participa num serviço religioso na Catedral de Santa Ana. É após esta etapa que regressam a Londres.

Quarta, 14 de setembro

-O corpo da rainha será transportado em procissão do Palácio de Buckingham para Westminster Hall, após as 14:00. O caixão será acompanhado por uma parada militar e pelos membros da família real. O rei Carlos III seguirá na dianteira, logo atrás da viatura que transporta o caixão, embrulhado pelo Estandarte Real do Reino Unido.

-O percurso, por onde se espalhará a multidão, será o seguinte: Queen’s Gardens, The Mall, Horse Guards and Horse Guards Arch, Whitehall, Parliament Street, Parliament Square e New Palace Yard. Deverá durar cerca de 40 minutos. Haverá ecrãs gigantes a mostrar tudo na capital britânica.

À chegada a Westminster Hall, a urna ficará numa plataforma elevada. Em cima da urna fechada, estarão a Coroa, a Orbe e o Cetro reais. Em cada canto estará um guarda real. O arcebispo da Cantuária irá conduzir um breve serviço religioso, com a presença do rei Carlos III e outros membros da família real. Depois, o espaço será aberto à população.

Quinta, 15 de setembro

-Este é o primeiro dos quatro dias inteiros em que o corpo da rainha estará em câmara ardente em Westminster Hall, até à manhã do funeral, para que os populares possam prestar a sua homenagem. Esperam-se meio milhão de pessoas. Os ensaios para o derradeiro dia terão lugar em Londres.

Sexta, 16 de setembro

-Enquanto o corpo da rainha continua em Westminster Hall, Carlos e Camilla viajam para o País de Gales, para a visita final no périplo aos quatros países do Reino Unido.

Os símbolos reais que acompaharam a rainha durante 70 anos estarão colocados em cima da urna

Sábado, 17 de setembro

-O corpo da rainha mantém-se em Westminster Hall, para o terceiro dia integral de homenagens.

Domingo, 18 de setembro

-O corpo da rainha mantém-se em Westminster Hall, para o quarto dia integral de homenagens.

Segunda, 19 de setembro

-Durante a manhã, o caixão da rainha será levado em procissão, numa distância curta, para a Abadia de Westminster, para o funeral de Estado, marcado para as 11:00. Este dia será feriado no Reino Unido. Família real, políticos e outros convidados – que foram chegando nos dias anteriores a Londres - marcarão presença. Estão previstos dois minutos de silêncio.

-Após o serviço religioso na Abadia de Westminster, a urna seguirá por Wellington Arch, tendo o Castelo de Windsor como destino final. O carro fúnebre seguirá por Long Walk até à Capela de São Jorge, onde decorrerá o último serviço religioso, em exclusivo para a família. Aí, Isabel II ficará sepultada, junto do marido e dos soberanos que a procederam.

Relacionados

Europa

Mais Europa

Patrocinados