Hoje é Dia Internacional do Ioga. Hora de se voltar a sentir humano

CNN , Forrest Brown
21 jun 2022, 15:37
Ioga

Sente que os desafios do mundo moderno e os efeitos da pandemia o deixaram muito tenso? Talvez uma prática antiga lhe possa dar algum alívio.

Ao longo de milhares de anos, as pessoas recorreram ao ioga para se sentirem mais flexíveis, para libertar o stresse e rejuvenescer, no geral, a sua saúde física e mental.

O Dia Internacional do Ioga - que se celebra esta terça-feira, 21 de junho - pode ser o dia em que dá início a um novo hábito saudável.

O dia foi designado pelas Nações Unidas e o tema deste ano é “Ioga para a humanidade", com um ênfase em “promover um estilo de vida sustentável em harmonia com o planeta Terra”.

A ONU diz no seu site que a “essência do ioga é o equilíbrio - não apenas o equilíbrio dentro do corpo ou entre a mente e o corpo, mas também o equilíbrio na relação humana com o mundo". "O ioga enfatiza os valores do mindfulness, da moderação, da disciplina e da perseverança”, sublinha.

Sendo originário da Índia antiga, o ioga é uma prática física, mental e espiritual, diz a ONU.

Paris Alexandra e Alicia Ferguson são as fundadoras do BK Yoga Club, um estúdio de ioga positivo para o corpo em Brooklyn, Nova Iorque

Se por acaso passar por Nova Iorque na próxima semana e meia, poderá ver a exposição da Missão Permanente da Índia nas Nações Unidas intitulada “O Mundo do Ioga”, na entrada dos delegados da ONU, de 21 de junho a 1 de julho.

Em Times Square, pode aproveitar toda a luz do dia com as aulas gratuitas de ioga do solstício que começam às 7:30 e terminam às 20:30. Se não puder comparecer, participe via streaming através do site da Times Square Alliance, que apresenta o evento.

Enquanto isso, a CNN convida-o a relembrar alguns dos nossos artigos sobre ioga:

Rotina matinal de ioga de 5 minutos

Pode começar o dia até antes de sair do quarto

A colaboradora de fitness da CNN, Stephanie Mansour, criou esta rotina de ioga de cinco minutos para relaxar o corpo e começar o dia a sentir-se calmo, equilibrado e positivo.

“Como instrutora de ioga certificada há mais de uma década, encorajo os meus clientes a envolverem-se numa prática diária de ioga (de preferência pela manhã) para fazer o sangue fluir, aumentar a energia e revigorar os sentidos”, escreveu ela.

“Estas posições foram estrategicamente incluídas pois abrem o corpo fisicamente, melhoram o fluxo sanguíneo para os órgãos vitais e alongam a frente, as costas e os lados do corpo, num curto período de tempo.

“Pratique todas estas posições com a respiração pranayama: inspire pelo nariz e expire pelo nariz. Respire de forma lenta e consciente, e sincronize a respiração com os seus movimentos.”

LEIA MAIS: Obtenha os pormenores sobre a rotina de ioga matinal de Mansour aqui

4 movimentos de ioga antes de dormir

Começou bem o dia com o ioga. Outra sessão curta de quatro movimentos de ioga pode prepará-lo para uma boa noite de sono.

“Muitas vezes, o sono escapa-nos por causa das dores comuns que fazem com que seja difícil adormecermos ou que nos fazem acordar durante a noite”, disse Dana Santas, colaboradora da CNN, treinadora de respiração, mobilidade e mente-corpo em desportos profissionais.

“Estes exercícios abordam as áreas onde temos tendência a sentir esse tipo de dores e tensão.”

Veja o vídeo para libertar a tensão na região lombar, nas ancas e nos glúteos.

Dicas de ioga de uma estrela da NFL

Finalmente, pode não pensar nas estrelas da NFL, com o seu ar durão, quando pensa em ioga. Mas o defesa Mike Daniels, dos Cincinnati Bengals, descobriu que o ioga resulta para ele. Santas conversou com Daniels sobre como esse hábito se desenvolveu.

“Comecei a fazer ioga depois da minha quarta temporada na NFL, quando estava a entrar no quarto ano. Sentia-me muito rígido e um dos meus colegas de equipa disse-me que eu precisava de começar a praticar ioga. Ele deu-me o número do instrutor e, depois da primeira sessão, vi resultados imediatos.

“Quando terminei, foi como se o meu corpo tivesse despertado”, disse ele.

LEIA MAIS: Saiba mais sobre os movimentos de Mike Daniels no tapete de ioga

Inspiração

Talvez as palavras de um dos principais praticantes de ioga, o falecido B.K.S. Iyengar, o inspirem:

“O ioga cultiva a forma de manter uma atitude equilibrada no dia a dia e confere habilidade no desempenho das ações de cada um.”

Relacionados

Vida Saudável

Mais Vida Saudável

Patrocinados