Rio Ferdinand, o defesa mais caro do mundo

22 nov 2000, 11:51

West Ham aceitou proposta de 6 milhões de contos do Leeds

O West Ham aceitou uma proposta do Leeds United de seis milhões de contos pelo defesa-central Rio Ferdinand, que vai agora negociar com o clube treinado por David O'Leary. Caso o internacional inglês aceite os termos do Leeds, será a maior transferência do mundo por um defesa e a maior de sempre envolvendo um clube inglês. 

Harry Redknapp, manager do West Ham, confirmou a aceitação da oferta do Leeds, embora a contragosto. «Não quero perder o Rio, é um jogador fantástico e vai ser um dos melhores da Europa, mas é muito dinheiro...» 

Rio Ferdinand, de 22 anos, está agora a discutir com os pais a possibilidade de se transferir e tem uma reunião com a Direcção do Leeds United marcada para amanhã. «Ninguém o está a pressionar. A decisão e a vida são deles», acrescentou Redknapp. 

David O'Leary está entusiasmado com a possibilidade de juntar na mesma equipa os centrais Woodgate e Ferdinand, que antevê como a futura dupla da Selecção de Inglaterra. «São duas pessoas fantásticas que podem actuar ao mais alto nível internacionalmente. O futebol é feito de técnica e Rio Ferdinand, sendo um bom passador, vai integrar-se no Leeds na perfeição.» 

Ferdinand, se aceitar os termos do Leeds, bate o recorde do holandês Jaap Stam, que em 1998 se tornou o defesa mais caro do mundo ao trocar o PSV Eindhoven pelo Manchester United, numa transferência de 3,6 milhões de contos. 

Alan Shearer passou a ser em 96 o jogador mais caro da História do futebol inglês, depois de se transferir do Blackburn para o Newcastle por cinco milhões de contos. A mudança de Jimmy Hasselbaink (que actuou em Portugal, no Campomaiorense e no Boavista) do Atlético de Madrid para o Chelsea igualou esse recorde, este Verão.

Patrocinados