Novo golo de Chilavert na vitória do Paraguai sobre a Colômbia

8 out 2000, 19:16

Qualificação sul-americana para o Mundial-2002

O Paraguai venceu esta madrugada (domingo) a Colômbia por 2-0, em encontro da fase de qualificação da zona sul-americana para o Mundial2002. Carlos Paredes, jogador do F.C. Porto, jogou de início e Chilavert foi, mais uma vez, uma das figuras do jogo ao voltar a marcar um golo.  

O guarda-redes marcou de livre directo com a bola a ganhar efeito e a contornar a barreira defensiva.  

A Colômbia viu a equipa visitante adiantar-se no marcador aos 4 minutos com Santa Cruz a aproveitar o adiantamento de Cordoba e a fazer um chapéu ao guarda-redes colombiano, que não sofria golos há cinco jogos.  

O Paraguai dominou a primeira parte e podia ter dilatado por três vezes o resultado através de Santa Cruz. Aos 27 minutos, a Colômbia passou a jogar com menos um jogador depois de Ivan Ramiro Cordoba ter sido expulso por empurrar José Cardozo. 

A equipa da casa veio para o segundo tempo decidida a dar a volta ao resultado, mas apesar do domínio viu-se incapaz de ultrapassar a estrutura defensiva paraguaia. Acabaria mesmo por ser o Paraguai a marcar no final da partida, fixando o resultado em 2-0. 

Fora das quatro linhas, os adeptos colombianos começaram a atirar objectos para o relvado por diversas vezes durante o encontro. A polícia teve de proteger o banco do Paraguai, assim como Arce, quando este foi apontar um canto, formando uma barreira à volta do jogador.  

O guarda-redes Chilavert, que já marcou mais de 50 golos na sua carreira, esteve durante esta semana em destaque por circunstâncias que rodearam o jogo, recusando-se a falar com os jornalistas colombianos a quem acusou de serem hostis com a sua equipa. Para além disso, o jogador ameaçou processar a Federação Colombiana de Futebol por utilização indevida da sua imagem, a sua fotografia surgida nos bilhetes da partida. 

O Paraguai ocupa a segunda posição na tabela classificativa e conseguiu com esta vitória ultrapassar a Colômbia, que está agora em terceiro lugar. 

Ficha do jogo

Estádio El Campin, em Bogotá

Árbitro: Horácio Elizondo (Argentina) 

Colômbia: Óscar Cordoba; Ivan Ramiro Cordoba, Mário Yepes, Fuad Mazziri (Freddy Grisales, 46m); Gonzalo Martinez, Arley Dinas, Jorge Bolano, Frankie Oviedo (Neider Morantes, 59m); Victor Aristizabal e Victor Bonilla (Carlos Castro, 67m).  
Paraguai: Chilavert; Arce, Pedro Sarabia, Ayala, Paulo da Silva; Estanislao  
Struway, Victor Quintana (Guido Alvarengo, 66m), Carlos Paredes, 10-Roberto Acuna; Roque Santa Cruz (Julio César Yegros, 66m) e José Cardozo.

Resultado final:0-2 
Marcadores: Roque Santa Cruz (4m), Chilavert (90m)  
Ao intervalo: 0-1 

Vitória simples na Venezuela satisfaz treinador do Brasil 

Hoje jogam-se os últimos encontros desta nona ronda de qualificação para o Mundial-2002. O Brasil desloca-se à Venezuela e faz o seu primeiro jogo sem Wanderlei Luxemburgo nos comandos equipa técnica. Candinho, treinador-adjunto do ex-seleccionador brasileiro, assumiu o cargo interinamente para esta partida.  

Apesar de o adversário ocupar, neste momento, o último lugar da classificação, o técnico mostra-se cauteloso, tendo em conta a medíocre carreira do Brasil nesta qualificação, e diz que uma vitória simples já o satisfaz. 

A Argentina recebe o Uruguai. Batistuta, que já está recuperado de uma lesão, ainda está em dúvida para o jogo. Marcelo Bielsa, seleccionador argentino, não pode contar com Verón, Ortega, Zanetti, Sensini, Crespo e Almeida, todos lesionados. O Uruguai, orientado pelo ex-capitão da selecção argentina, Daniel Passarella, está entre os quatro primeiros, um dos lugares que dá acesso directo ao Mundial2002. 

Nos outros encontros, a Bolívia joga com o Peru e o Equador com o Chile. 

Tabela de classificação 

1º Argentina, 19 pontos, 8 jogos; 2º Paraguai, 17/9; 3º Colômbia, 15/9; 4º Uruguai, 14/8; 5º Brasil, 14/8; 6º Chile, 10/8 jogos; 7º Equador, 10/8; 8º Perú, 8 /8; 9º Bolívia, 5/8; 10º Venezuela, 3/8.

Patrocinados