Saiba tudo sobre o Euro aqui

Grupo B arranca a leste

12 set 2000, 15:05

Sparta-Arsenal e Shakhtior Donestk-Lazio O Sparta, sem alguns jogadores titulares, vai procurar repetir a façanha da época passada, com a visita do Arsenal. Mais a leste, Eriksson, ainda insatisfeito, dá início à procura do único troféu lhe falta na sua galeria.

Os jogos do Grupo B da Liga dos Campeões arrancam a leste. O Sparta de Praga recebe o Arsenal e o Shakhtior Donetsk é visitado pela Lazio. 

A equipa de Praga vai apresentar-se bastante desfalcada em relação ao conjunto que surpreendeu a época passada nesta mesma fase da competição. O médio ofensivo Libor Sionko está com a selecção olímpica, em Sydney, o médio defensivo Jiri Jarosik, com o nariz partido, está indisponível e Milan Fukal, o goleador da equipa, foi vendido ao Hamburgo há duas semanas. 

A equipa londrina, por seu lado, volta a poder contar com Patrick Vieira, a cumprir um castigo de cinco jogos na Liga Premier mas com o cadastro limpo para os jogos europeus. No entanto, Arsène Wenger não está livre de problemas. Tony Adams, lesionado, está definitivamente afastado e lateral brasileiro Silvinho, apesar de constar na lista de convocados, está em dúvida até à hora do jogo. No ataque, os «gunners» deverão contar com a dupla Kanu e Henry. 

Equipas prováveis 

SPARTA - Postulka; Grygera, Hornak, Jiri Novotny e Pavel Novotny; Hasek, Svoboda, Papousek e Rosicky; Kincl e Obadjin.

ARSENAL - Seaman; Dixon, Keown, Luzhny e Silvinho; Parlour, Grimandi, P. Vieira e Pires; Henry e Kanu.

Árbitro: Gilles Veissiere (França) 

No outro encontro do grupo, os campeões italianos deslocam-se ao estádio do Shakhtior Donestk, uma equipa em ascenção no futebol europeu e que, nos últimos anos, tem vindo a ameaçar o domínio do Dínamo Kiev na Ucrânia. A demonstrá-lo está a vitória por 4-1, na última jornada do campeonato ucraniano, no campo do Dnipro Dnipropetrovsk, o líder do prova. As esperanças da equipa de Donestk assentam, sobretudo, nos seus avançados, Andriy Vorobei, o melhor marcador da equipa, e Atelkin, antigo jogador do Boavista. 

Mas a equipa de Sven Goram-Eriksson também atravessa um periodo de confiança depois da convicente vitória (4-3) sobre o Inter que decidiu o vencedor da Supertaça italiana. No entanto, nesse mesmo jogo, a equipa romana perdeu o argentino Hernan Crespo (lesionado). Assim, o ataque dos campeões italiano deverá ser composto por Cláudio López e Simone Inzaghi. 

«Este é o unico troféu que nunca conquistei como treinador e adoraria tê-lo nas minhas mãos ainda esta época», referiu Eriksson. 

Equipas prováveis 

SHAKHTIOR - Virt; Shmarko, Glevetskas, Shevchyuk e Timoshchyuk; Abramov, Popov, Bakharev e Zubov; Atelkin e Vorobei.

LAZIO - Peruzzi; Negro, Nesta, Mihajlovic e Pancaro; Stankovic, Simeone, Verón e Nedved; S. INzaghi e Cláudio López.

Árbitro: Michel Piraux (Bélgica) 

Patrocinados