Obesidade «protege» contra cancro da próstata

22 ago 2007, 12:42
Obesidade mórbida

Estudo realizado na Suécia afirma capacidade de prevenção

A obesidade dificulta o aparecimento do cancro na próstata, mas em caso de já se ter contraído a doença, os homens obesos têm maior dificuldade em combatê-la e a hipótese de morte aumenta, segundo afirma a investigação publicada no «International Journal of Câncer»
, informa a BBC
.

O estudo realizado na Suécia envolveu 784 pessoas e foi conduzido pela Universidade de Umea. A conclusão principal foi que o cancro terá mais dificuldades em desenvolver-se em pessoas que sejam mais resistentes à insulina, condição que está ligada à obesidade, mas que é contrária aos diabéticos.

«A sugestão de que pessoas obesas têm menor probabilidade de desenvolver cancro da próstata é provocadora», disse Par Stattin, líder da pesquisa.

«Possivelmente, baixos níveis de testosterona, que costuma ser o caso dos homens obesos, pode explicar a razão de estes homens terem menor probabilidade de desenvolver cancro da próstata».

Em caso contrário, se a pessoa já contraiu a doença, esta tem probabilidade de ser ainda mais agressiva.

Stattin acredita que são necessários mais estudos para realmente se poder fazer este tipo de afirmações.

«Também é importante lembrar que estar acima do peso normal, aumenta significativamente o risco de desenvolver vários cancros diferentes, e é mau para o risco em geral do seu tratamento», disse.

Relacionados

Patrocinados