Clube em tribunal por causa da transferência do jogador para o Barcelona
Uma representante do Santos, Fátima Cristina Bonassam, afirmou, no tribunal de Madrid, que o clube se sentiu enganado por Neymar e pelo pai quando tomou conhecimento dos detalhes da contratação do brasileiro pelo Barcelona. O clube paulista recebeu na transferência 17,1 milhões de euros.O depoimento de Bonassa durou cinco horas e faz parte da investigação sobre as supostas irregularidades na transferência de Neymar para o clube catalão.
A representante do Santos recordou que, no Brasil, por lei, os jogadores definem suas transferências e Neymar insistiu que queria jogar no Barcelona. Por este motivo, o Santos aceitou os 17,1 milhões de euros.
Segundo a responsável, depois de saber o valor realmente pago pelo clube espanhol, os dirigentes do clube entenderam a insistência do jogador. Inicialmente, o Barcelona divulgou oficialmente a contratação de Neymar com o valor de 57,1 milhões de euros (40 milhões para a família de Neymar e 17,1 milhões para o Santos), mas a justiça espanhola calcula que a negociação foi de, pelo menos, 83,3 milhões de euros e que o Santos não teria recebido integralmente os 60% que lhe caberiam sobre os direitos do jogador.
Os 40% restantes pertenciam ao fundo de investimento DIS, que moveu ação contra Neymar, o Barça e o Santos por se sentir prejudicado na transferência do jogador, que começou a ser negociada em 2011.