Zelensky não reconhece legitimidade à “imitação de eleições” da Rússia e acusa Putin de querer governar para sempre

17 mar, 19:17

Presidente da Ucrânia diz que Vladimir Putin "tal como muitas outras ao longo da história, ficou doente pelo poder e não vai parar por nada para governar para sempre" e que não há "nenhum mal" que não seja capaz de fazer para o salvaguardar

O presidente da Ucrânia disse, este domingo, que não há qualquer legitimidade na “imitação de eleições” feita pela Rússia. Volodymyr Zelensky disse ainda que Vladimir Putin está a tentar governar para sempre, noticia a Reuters.

"O ditador russo está a simular mais uma eleição", disse Zelensky, acrescentado que Putin está "doente por poder e vai fazer tudo o puder para governar para sempre".

"Não há legitimidade nesta imitação de eleições e não pode haver. Esta pessoa deveria estar a ser julgada no Tribunal de Haia. É isso que temos de assegurar", disse o presidente ucraniano.

Pode ler-se na publicação de Zelensky:

"Atualmente, o ditador russo imita outras "eleições". Toda a gente no mundo compreende que esta pessoa, tal como muitas outras ao longo da história, ficou doente pelo poder e não vai parar por nada para governar para sempre.

Não há nenhum mal que não seja capaz de fazer para manter o seu poder pessoal. E ninguém no mundo teria sido salvaguardado deste facto.

Estou grato a todos os Estados, líderes e organizações internacionais que chamaram e continuarão a chamar estas coisas pelos seus nomes corretos.

Tudo o que a Rússia está a fazer nos territórios ocupados da Ucrânia é um crime. Deveria haver uma resposta justa para tudo o que os assassinos russos fizeram nesta guerra com o objetivo de garantir o domínio eterno de Putin. Só há uma coisa que o assusta: a responsabilização.

Esta imitação de "eleições" não tem e não pode ter legitimidade. Esta pessoa tem de ir parar ao banco dos réus em Haia. É isso que temos de garantir. Qualquer pessoa no mundo que valorize a vida e a decência", escreveu Zelensky.

Relacionados

Europa

Mais Europa

Patrocinados