Atual presidente russo vai permanecer no cargo até 2030
Foi sem surpresa que Vladimir Putin surgiu este domingo na frente da contagem de votos para as eleições presidenciais russas.
Com 90% dos votos contados, o presidente russo regista 87,21%, com uma grande margem sobre os três restantes candidatos. Putin vai estar no poder até, pelo menos, o ano de 2030, sendo que a atual constituição do país lhe permite exercer o cargo de chefe de Estado até 2036.
A Casa Branca já reagiu e disse que estas eleições "não foram livres nem justas" dada a forma como impediu a participação de qualquer candidato não aprovado pelo Kremlin.
O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky também já comentou e afirma que esta "simulação de eleições" não tem qualquer legitimidade.
"O ditador russo está a simular mais uma eleição", disse Zelensky, acrescentado que Putin está "doente por poder e vai fazer tudo o puder para governar para sempre".
"Não há legitimidade nesta simulação de eleições e não pode haver. Esta pessoa deveria estar a ser julgada no Tribunal de Haia. É isso que temos de assegurar", disse o presidente ucraniano.