Novas imagens de satélite mostram nível (nunca visto) de destruição de Mariupol

30 mar 2022, 08:11

São ruínas atrás de ruínas, com bairros inteiros destruídos. Cidade portuária está cercada há semanas pelas tropas russas

Novas imagens de satélite da Maxar Technologies mostram um nível de destruição nunca visto até hoje de Mariupol, cidade portuária no sul da Ucrânia, cercada pelas tropas russas há semanas.

São prédios e bairros inteiros completamente destruídos numa cidade onde falta quase tudo e que ainda abriga cerca de 100.000 pessoas, que não conseguem fugir e onde há combates permanentes.

As fotografias da Maxar Technolgies mostram mesmo um antes e um depois em Mariupol, após os bombardeamentos russos. Na imagem abaixo pode ver-se Mariupol em 30 de junho de 2021.

Mariupol a 30 de junho de 2021 (Maxar Technologies)

 

E abaixo a mesma zona, mas nesta terça-feira, 29 de março.

 

Mariupol a 29 de março de 2022 (Maxar Technologies)

 

Há também uma nova imagem do teatro de Mariupol, que abrigava mais de mil pessoas quando foi bombardeado, ataque que terá feito cerca de 300 mortos, onde pode ver-se que à sua volta também há muitas ruínas.

 

Teatro de Mariupol, à direita (Maxar Technologies)

 

Devido ao cerco, o número de vítimas dos bombardeamentos em Mariupol continua a ser desconhecido, mas as autoridades ucranianas acreditam que pelo menos 5.000 pessoas já terão morrido desde o início da invasão russa.

Também a líder da missão da ONU para os direitos humanos na Ucrânia, Matilda Bogner, afirmou há dias que há "cada vez mais informações" acerca da existência de valas comuns na cidade.

Acompanhe a Guerra na Ucrânia AO MINUTO em CNN Portugal.

Relacionados

Europa

Mais Europa

Patrocinados