Terceira Guerra Mundial "já começou há muito", diz reitor de universidade de Mariupol

Agência Lusa , BMA
26 mar 2022, 13:58

Mykola Trofymenko avisa que a Ucrânia é apenas uma etapa

O reitor da Universidade Estatal de Mariupol, Mykola Trofymenko, afirmou que a terceira guerra mundial "já começou há muito", primeiro através da desinformação e propaganda e agora com a intervenção militar na Ucrânia.

Primeiro, foi a “guerra global” em “termos de desinformação, propaganda e informação” e agora “a parte militar desta guerra já começou na Ucrânia e não sabemos o que vai ser a seguir porque Putin também já começou a dizer-nos que vai usar armas químicas ou nucleares”, afirmou, em entrevista à Lusa, Mykola Trofymenko, que saiu de Mariupol há poucos dias, quando já era impossível sobreviver, como civil, na cidade fortemente bombardeada pelas tropas russas.

 

Putin, que ordenou a invasão da Ucrânia a 24 de fevereiro com o argumento de que iria afastar um regime nazi, é “um homem que tomou como refém todo o seu país e está a lavar a mente das pessoas através da televisão e propaganda". "O seu próprio povo não compreende o que está a acontecer.”

Nas últimas semanas, o mundo está a falar de um risco de uma terceira guerra mundial, mas Mykola Trofymenko avisa que esse conflito já começou há muito através de ações de descredibilização da democracia com recurso à desinformação em larga escala e que a Ucrânia é apenas uma etapa.

O presidente russo "deve ser detido”, afirmou o reitor da universidade, mostrando-se incrédulo com o que se está a passar: “Tenho um doutoramento em ciência política e quero queimar o meu diploma.”

“Veja o que fizeram à minha terra, é impossível acreditar que tudo isto seja possível no centro da Europa, na Ucrânia, no século XXI”, afirmou o reitor, que estende a responsabilidade também à hierarquia militar russa.

A culpa não é apenas de Putin, os seus “soldados estão a carregar nos botões, estão a atirar as bombas para as zonas civis". "Não sei como é que eles conseguem dormir depois disso”, acusou.

Sobre a ação dos países ocidentais, Mykola Trofymenko agradece o apoio militar e as palavras de incentivo, mas diz que isso não chega. “Claro que os países estrangeiros estão a ajudar-nos com as suas armas e com o seu dinheiro, mas deveriam tomar algumas decisões responsáveis e fechar o céu sobre a Ucrânia” porque está a haver “um genocídio na Europa e a União Europeia também está em perigo”.

Nos últimos dias, os russos têm publicado vídeos nas zonas alegadamente libertadas de Mariupol, com distribuição de comida e entrevistas a habitantes locais, que Mykola Trofymenko considera serem atores pagos.

“Esta propaganda ajuda-os a manter o poder no seu próprio país. Se os russos souberem a verdade sobre o que estão a fazer na Ucrânia, o que estão a fazer ao povo que era anteriormente irmão, não acredito que concordem em apoiar este Presidente que é agora um criminoso militar”, argumentou.

Com formação nos Estados Unidos em desinformação e propaganda, Mykola Trofymenko disse à Lusa que começou a verificar as pessoas filmadas em Mariupol pelo exército russo e explicou que é visível que os habitantes da cidade não falam, mas apenas pessoas estrangeiras que dizem ter amigos na Rússia e se dizem perseguidos por Kiev.

“Estão a tentar mostrar que Mariupol faz parte do mundo russo”, mas “nós não somos parte do mundo russo, e nunca lhes perdoaremos o que fizeram à nossa cidade e às nossas instituições, às nossas famílias e às nossas casas”, afirmou o reitor, dando outro exemplo recente de propaganda russa.

Relacionados

Europa

Mais Europa

Patrocinados