Contra-ataques ucranianos permitem recuperar terreno em Kharkiv e Mariupol

27 mar 2022, 02:43

Vídeo publicado na rede social Telegram mostra o avanço das forças ucranianas

A Ucrânia conseguiu recuperar terreno perto das cidades de Kharkiv e de Mariupol. De acordo com as administrações regionais, citadas pela CNN, contra-ataques permitiram reconquistar aos russos as localidades de Vilkhivka, a 20 quilómetros de Kharkiv, e de Poltavka e Malynivka, a cerca de 100 quilómetros de Mariupol.

Um vídeo geolocalizado e verificado pela CNN confirma a presença ucraniana em Vilkhivka, que fica a 32 quilómetros da fronteira da Rússia e era uma das vilas conquistadas pelos russos em torno da segunda maior cidade da Ucrânia.

O administrador regional de Kharkiv, Oleg Synegubov, referiu ainda que outras vilas foram reconquistadas, numa altura em que aquela cidade continua fortemente cercada pelas forças russas.

Um vídeo publicado na rede social Telegram mostra combates intensos na região, sendo que as forças ucranianas contaram com a presença do batalhão Azov, um grupo que começou por ser formado por nacionalistas, mas que já foi absorvido pelo exército. De resto, é a este grupo que a Rússia se refere quando fala nos neo-nazis ucranianos, afirmando que um dos objetivos passa por “libertar” a Ucrânia daquela ideologia.

O mesmo vídeo mostra o avanço das tropas ucranianas sobre os russos, que acabaram por se abrigar perto de uma escola em Vilkhivka.

O soldado que divulgou as imagens afirma ainda que 70 militares russos foram mortos, mas a CNN não conseguiu confirmar essa informação. É ainda referida a captura de 27 soldados russos, sendo que o vídeo mostra alguns homens vendados e despidos a serem levados, muitos deles visivelmente feridos.

Mais a sul, perto da arrasada cidade de Mariupol, os ucranianos conseguiram recapturar duas vilas, anunciou a administração militar da região de Zaporizhzhia.

“O Batalhão de Defesa Territorial de Melitopol, em conjunto com outras unidades das Forças de Defesa de Zaporizhzhia, conseguiu libertar as vilas de Poltavka e Malynivka, a este de Huliaipole”, referiram os responsáveis, em declarações feitas a partir do Telegram e citadas pela CNN.

Os sucessos de Kharkiv e Mariupol estendem-se a Sumy, onde as tropas ucranianas também recuperaram algumas localidades. Vídeos verificados pela CNN dão conta de que também ali foram realizados contra-ataques.

Relacionados

Europa

Mais Europa

Patrocinados