Gripe sazonal, gripe A, covid-19, constipação? O que precisa saber para enfrentar mais um inverno com doenças respiratórias

3 dez 2022, 08:00
Quais os sintomas mais comuns de long covid?

Se não sabe distinguir as diferentes doenças não se preocupe: o que é importante é tratar os sintomas e evitar o contacto com outras pessoas. Só em casos graves será necessário consultar um médico

Gripe sazonal, gripe A, covid-19? Nesta altura do ano, em que estamos na chamada época da gripe, nem sempre é fácil distinguir. São doenças provocadas por vírus respiratórios que, regra geral, têm sintomas muito parecidos e, por essa razão, é muito difícil distingui-las sem a realização de qualquer tipo de teste clínico. Só o diagnóstico laboratorial pode confirmar qual dos vírus provocou a doença. As grandes diferenças são que o Sars-Cov-2 parece ser mais transmissível do que o vírus da gripe e é também mais letal.

Como é que se distinguem as diferentes infeções respiratórias?

"Na maioria dos casos não distinguimos ", explica à CNN Portugal o médico Nuno Jacinto, presidente da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar. Apesar disso, garante o especialista, na maioria dos casos, "não é importante" distingui-las". E por uma simples razão:  "São infeções respiratórias que, de uma maneira geral, seguem o seu curso sem complicações". Por isso, segundo o médico, o importante é tratar as manifestações. "O que temos de fazer é tratar os sintomas e dar algum conforto ao paciente, esperando aqueles dias que são necessários para que a doença passe."

Porque é que não se fazem testes?

Os sintomas da gripe A, gripe B ou outros vírus com manifestações semelhantes à gripe, permitem um diagnóstico de previsibilidade nos casos de menor gravidade, que não vai alterar o tratamento, pelo que, na maior parte não se contempla a realização de teste. Só existe necessidade de caracterizar o subtipo da gripe em casos mais graves, com internamento.

Em termos práticos, a informação do subtipo de gripe é importante para os laboratórios que fazem vigilância do vírus da gripe, também porque é a partir das informações recolhidas sobre o vírus em circulação que é concebida a vacina para a época gripal do ano seguinte. Mas esta informação não tem peso nas orientações que são dadas aos doentes, sobretudo aqueles que ficam em casa a recuperar porque têm formas menos graves da doença. 

Esta semana, os testes à infeção com o coronavírus SARS-CoV-2 também deixaram de ser recomendados a pessoas sem sintomas de infeção. A nova norma salienta que a elevada cobertura vacinal e a evolução epidemiológica favorável permitem “progredir para um modelo de resposta focado na prevenção e no tratamento da doença grave, atento ao padrão de circulação e ao aparecimento de novas variantes de SARS-CoV-2”.

A realização de testes está apenas indicada "em pessoas com sintomas de infeção aguda das vias respiratórias”. 

Como se previnem estas doenças?

Os vírus respiratórios transmitem-se de pessoa para pessoa através de gotículas libertadas quando uma pessoa fala, tosse ou espirra, mas também por contacto direto com partes do corpo ou superfícies contaminadas com o vírus, por exemplo através das mãos quando estas em seguida contactam com a boca, nariz ou olhos.

Por esse motivo, o médico aconselha que, "enquanto sintomáticas", as pessoas fiquem em casa, evitando o contacto com outras pessoas. "Evitar ir trabalhar ou estar em espaços fechados com outras pessoas, como o cinema ou o restaurante; se tiver que estar com outras pessoas, manter a distância, usar máscara e cumprir a etiqueta respiratória", aconselha Nuno Jacinto. "Aquelas medidas que foram implementadas para a covid-19 são úteis para todas as infeções respiratórias e é importante que as pessoas as cumpram, para evitar a disseminação dos vírus."

As vacinas são importantes?

A vacina é a forma mais importante de prevenção de qualquer tipo da gripe, seja do tipo A ou B. A vacina para a gripe A é a mesma que a vacina para a gripe sazonal. Ou seja, referindo a este ano de 2022, a vacina da gripe administrada tem as estirpes do influenza A (H1N1 e H3N2) e influenza B (2 estirpes B).

Também para a covid-19, a vacina continua a ser aconselhada. Atualmente a modalidade “casa aberta” encontra-se disponível para a vacinação:

- primária contra a covid-19 para utentes com idade igual ou superior a 12 anos

- reforço contra a covid-19 para utentes:

  • com idade igual ou superior a 18 anos que tenham completado o esquema vacinal primário contra a covid-19 há 150 ou mais dias, e para os utentes inoculados com a vacina da Janssen há 90 ou mais dias
  • dos 18 aos 59 anos que tenham completado o esquema vacinal primário contra a COVID-19 e que não tenham sido infetados há menos de 90 dias

- reforço sazonal de outono contra a covid-19 para:

  • utentes com idade igual ou superior a 65 anos
  • grupos profissionais prioritários

É possível ter gripe e covid ao mesmo tempo?

"É muito pouco provável", responde o médico Nuno Jacinto. "Quando se apanha um destes vírus, o sistema imunitário começa imediatamente a combatê-lo e, por isso, é muito difícil que um outro vírus, que seja semelhante, consiga entrar no organismo."

Às vezes, nas crianças, são encontrados vários vírus. Mas num adulto é muito raro isso acontecer.

O tratamento é semelhante nas várias doenças?

Seja para a gripe ou para a covid-19, o tratamento é idêntico: "Temos de fazer aquilo que temos feito ao longo de décadas, que é o tratamento de suporte: tratar os sintomas, hidratar o corpo e descansar. Se ao fim de três ou quatro dias não houver melhoras, consultar um médico". 

Este ano, tal como esperado, a época de gripe chegou mais cedo, explica Nuno Jacinto: "Neste momento, há muita gente com sintomas, a maioria com quadro ligeiro a moderado, e isso nota-se na afluência aos centros de saúde e hospitais. Os dados de novembro mostram que a afluência foi acima da média para a época". No entanto, o médico não tem dados para avaliar se, de facto, a gripe está a ser mais severa: "Talvez os sintomas sejam mais prolongados, há casos onde a tosse é mais persistente e a febre e o cansaço arrasta-se um pouco mais no tempo, no entanto, não posso dizer que, até ao momento, haja mais doença aguda".

Quando é que a gripe é mais contagiosa ?

A gripe sazonal é uma infeção respiratória aguda provocada pelo vírus influenza.

Trata-se de uma doença contagiosa cuja maior atividade se observa no pico do inverno, entre os meses de desembro e março.

A gripe sazonal pode ser provocada pelo vírus influenza A ou B. Falamos em gripe A quando o vírus que está a provocar a gripe é o influenza A. A distinção entre as gripes A e B só é possível através de exames laboratoriais, nomeadamente através de teste com zaragatoa nasofaríngea, semelhante à colhida para o teste Covid-19.

A gripe é uma doença aguda viral que afeta principalmente as vias respiratórias. Os vírus da gripe estão em constante alteração e a imunidade provocada pela vacina não é duradoura. Por este motivo as pessoas devem vacinar-se todos os anos.

O período de incubação, isto é, o período entre o momento em que a pessoa é infetada e o aparecimento dos primeiros sintomas, é vulgarmente, de 2 dias, mas pode variar entre 1 e 5 dias.

O período de contágio começa 1 a 2 dias antes do início dos sintomas aparecerem e vai até 7 dias depois. 

Os sintomas da gripe podem variar de leves a graves e incluem:

  • mal-estar e cansaço
  • febre
  • dores musculares
  • tosse
  • dores de cabeça
  • dores de garganta
  • congestão e corrimento nasal.

Nos bebés a gripe também pode causar sonolência, vómitos, diarreias, dificuldades respiratórias ou otites.

A sua cura é espontânea, mas o doente pode recorrer a medicação destinada aos sintomas para os aligeirar e acelerar o processo. Neste sentido, é uma doença relativamente inofensiva, embora possa implicar complicações em pessoas com doenças crónicas ou idosos.

Que sintomas são causados pela gripe A?

A gripe A é uma doença provocada pelo vírus influenza A. Os subtipos de vírus influenza A são o H1N1 e H3N2.

O período de incubação (tempo que decorre entre o momento em que uma pessoa é infetada e o aparecimento dos primeiros sintomas) do vírus da gripe A varia entre 3 a 10 dias, com uma média de 7, durante o qual a contagiosidade é reduzida.

Além dos sintomas usuais na gripe, podem ocorrer outros sintomas:

  • febre mais alta, superando os 39 ºC
  • dores abdominais
  • diarreia

As pessoas com idade superior a 65 anos são menos propensas a contrair a gripe A.

A covid-19 é mais grave?

A covid-19 é a doença provocada pelo vírus SARS-CoV-2. Trata-se de um coronavírus que pode causar infeção respiratória, cujos sintomas são semelhantes os de uma gripe, ou pode evoluir para uma condição mais grave, como pneumonia.

O período de incubação é geralmente de 5 a 6 dias, podendo variar de 2 a 14 dias. Considera-se que uma pessoa pode transmitir o vírus cerca de 48 horas antes do início dos sintomas. O período de infeciosidade pode variar de acordo com as variantes do vírus e de acordo com o estado gravidade da doença e imunidade, sendo que estas são mais infeciosas quando apresentam sintomas. Pode estender-se até 10 dias após o início dos sintoma

Os sintomas mais frequentes associados à infeção pela covid-19 são:

  • febre (temperatura ≥ 38.0ºC) 
  • tosse, ou agravamento do padrão habitual
  • dores musculares
  • dificuldade respiratória ou falta de ar (dispneia)
  • perda total do olfato (anosmia) ou parcial (hiposmia)
  • ausência do paladar (ageusia) ou perturbação do paladar (disgeusia)

Embora, grande parte dos casos de covid-19 resulte em doença ligeira ou assintomática, muitos podem desenvolver um quadro de sintomas graves e ter necessidade de internamento ou cuidados intensivos. A maior parte dos óbitos verifica-se em idosos ou pessoas com outras patologias, como doenças crónicas ou sistema imunitário comprometido.

Complicações mais frequentes:

  • condição pós-covid-19, isto é, sintomas tardios da doença habitualmente 3 meses após início da fase aguda e com, pelo menos, 2 meses de duração
  • pneumonia grave com insuficiência respiratória aguda
  • falência renal e de outros órgãos
  • morte

Uma constipação é igual a uma gripe?

Não. Os vírus na origem da gripe e da constipação são diferentes. A constipação pode ser causada por mais de 200 estirpes de vírus, sendo as de rinovírus as mais comuns.

Embora parecidos, ao contrário dos da gripe, os sintomas da constipação são limitados às vias respiratórias superiores:

  • nariz entupido
  • espirros
  • olhos húmidos
  • irritação da garganta
  • dor de cabeça

Na constipação, raramente ocorre febre alta ou dores no corpo. Para além disso, os sintomas e sinais da constipação surgem de forma gradual, enquanto que na gripe o início é súbito. De uma maneira geral, a constipação é uma doença menos incapacitante do que a gripe.

 

 

 

 

Relacionados

Covid-19

Mais Covid-19

Patrocinados