Taça: bolas da FPF agradam mais ao F.C. Porto que ao Marítimo

8 jun 2001, 20:34

Nike em vez das Adidas do campeonato

Marítimo e F.C. Porto passaram as duas últimas semanas a treinar com bolas de marca Nike. Qual é a novidade? Alguma. É que as bolas utilizadas pela Federação Portuguesa de Futebol - logo na Taça de Portugal - são diferentes das que a Liga de Clubes faz rodar nos relvados durante o campeonato. 

Antes dos encontros das meias-finais, a FPF enviou 25 bolas a cada equipa participante. Maritimistas e dragões, apurados para a decisão do Jamor, receberam depois mais 25. 

O mais curioso é que no jogo das diferenças entre as bolas Adidas (da Liga) e Nike (da FPF), as opiniões divergem entre as Antas e os Barreiros. 

Do lado portista parece haver uma preferência pelas que se utilizam na Taça de Portugal. Fonte do clube das Antas referiu ao Maisfutebol que os jogadores lhes chamam «bolas mais redondas». Por serem mais leves, circularem melhor e permitirem um tipo de jogo mais rápido. 

Entre os madeirenses vota-se maioritariamente nas bolas da Liga. Talvez por uma questão de hábito. A leveza também é diagnosticada, mas não agrada tanto a verde-rubros como a azuis e brancos. Ou pelo menos não recolhe unanimidade. 

O F.C. Porto leva ainda outra «vantagem» no capítulo do elemento mais importante do jogo. É que a Nike equipa o plantel e isso permitiu a Fernando Santos utilizar bolas iguais às da FPF nos treinos que antecederam todos os compromissos da Taça de Portugal.

Patrocinados