Sabe o que é o gaokao? Bem-vindo ao exame mais difícil do mundo (até Beckham desejou boa sorte)

CNN , Nectar Gan
16 jun, 16:00
Exame Gaokao (Mark Schiefelbein/AP)

Um número recorde de estudantes do ensino secundário em toda a China começou a fazer um exame altamente competitivo que poderá decidir o seu futuro num país que se debate com uma economia em desaceleração e com a diminuição das oportunidades para os jovens licenciados.

O exame nacional de admissão à universidade, conhecido como "gaokao", é o maior teste académico do mundo. Os meios de comunicação social estatais chineses consideram-no "o mais difícil" exame de acesso à universidade, devido ao seu elevado nível de risco, competitividade e intensidade, com os estudantes a aplicarem tudo o que aprenderam em 12 anos numa série de testes de disciplinas que duram menos de duas horas cada.

Este ano, inscreveram-se no exame mais de 13,4 milhões de estudantes, ultrapassando o recorde do ano passado de 12,9 milhões, o que faz deste o maior "gaokao" alguma vez realizado na China.

Os estudantes chineses passam anos a preparar-se para este exame extremamente difícil, uma vez que uma nota elevada é a única forma de entrar nas melhores universidades do país. O exame inclui disciplinas como literatura chinesa, matemática, inglês, física, química, política e história.

A esmagadora maioria dos estudantes só tem uma oportunidade de fazer este exame difícil, ao contrário dos estudantes americanos que podem repetir os exames SAT.

Além disso, o espetro do abrandamento do crescimento económico da China e o aumento do desemprego entre os jovens aumentaram a pressão sobre o desempenho.

Na sexta-feira, primeiro dia do exame, os pais esperavam ansiosamente à porta das escolas depois de terem enviado os seus filhos para as salas de exame. Muitos pais e professores estavam vestidos de vermelho, a cor da vitória na China, e alguns seguravam girassóis - considerada uma flor auspiciosa para o sucesso académico.

As autoridades adotaram uma série de medidas para manter a ordem e a estabilidade nos locais de exame.

Em Pequim, a polícia de trânsito apareceu nas ruas logo às 06:00 para ajudar a acalmar e reduzir o fluxo de tráfego em torno de uma escola perto do palácio de verão, um famoso local cénico popular entre os turistas, informou a agência noticiosa estatal Xinhua.

Em Xangai, os centros de expedição de táxis começaram a aceitar reservas para os estudantes que vão fazer o exame desde há uma semana, segundo a Xinhua.

As redes sociais chinesas foram inundadas de mensagens de boa sorte e de encorajamento, com o tema "gaokao" a ocupar o topo das pesquisas na plataforma semelhante ao X, Weibo.

Muitas celebridades chinesas - e mesmo algumas estrelas internacionais - publicaram nas redes sociais votos de boa sorte para os candidatos a exame.

A lenda do futebol britânico, David Beckham, publicou os seus votos no Weibo, onde conta com 10 milhões de fãs.

"Só quero dizer 'boa sorte' a todos os estudantes que vão fazer os seus exames em breve. Trabalharam tanto. Jin Bang Ti Ming!" disse Beckham num vídeo, adoptando uma frase chinesa que significa obter honras e sucesso em exames importantes.

Ásia

Mais Ásia

Patrocinados