Ataque à faca no leste da China fere mãe e filho japoneses e uma cidadão chinesa

Agência Lusa , DCT
25 jun, 07:07
República Popular da China (Getty Images)

Na semana passada, um homem feriu três pessoas no metro de Xangai, num ataque à faca

Uma japonesa e o seu filho, bem como uma cidadã chinesa, foram atacados por um indivíduo armado com uma faca na cidade de Suzhou, leste da China, informou esta terça-feira o jornal japonês Nikkei.

O ataque ocorreu junto a um autocarro que transportava estudantes de uma escola japonesa.

O ataque, que teve lugar nas imediações da escola, não pôs em perigo a vida das vítimas japonesas, que foram levadas para um centro médico para tratamento. No entanto, a mulher de nacionalidade chinesa, que estava encarregada da segurança do transporte escolar, também ficou ferida e o seu estado é crítico.

A criança, em idade pré-escolar, e a sua mãe estavam à espera do autocarro escolar quando foram surpreendidas pelo ataque, segundo o Nikkei. A paragem de autocarro situa-se numa zona residencial a cerca de um quilómetro a norte da escola japonesa.

As autoridades detiveram o suspeito, que está a ser investigado.

Em resposta ao incidente, o Consulado Geral do Japão em Xangai reforçou as medidas de segurança e pediu às autoridades locais que evitem futuros incidentes e cooperem com a investigação em curso.

Suzhou, que alberga fábricas e outras empresas de propriedade japonesa, tem uma significativa comunidade japonesa, embora ainda não se saiba quais foram os motivos do atacante e se este visava especificamente cidadãos do país asiático.

Nos últimos meses, tem-se registado uma preocupação crescente na China com o recente aumento de incidentes deste tipo.

Na semana passada, um homem feriu três pessoas no metro de Xangai, num ataque à faca.

Em 10 de junho, um homem esfaqueou e feriu quatro professores norte-americanos e um transeunte chinês na cidade de Jilin, no nordeste do país.

Em maio, pelo menos três pessoas foram mortas e duas ficaram feridas na sequência de outro ataque à faca num parque da cidade de Chenzhou, enquanto outras duas foram mortas e quatro ficaram feridas depois de uma mulher as ter atacado da mesma forma numa escola da cidade de Guixi.

No mesmo mês, um homem armado com uma faca atacou pessoas num hospital da província de Yunnan, no sul do país, provocando dois mortos e mais de dez feridos.

Em abril, um homem também atacou transeuntes com uma faca numa rua da cidade central de Chengdu, matando uma pessoa e ferindo outra.

 

Ásia

Mais Ásia

Patrocinados