A hora a que treina pode ser melhor para a perda de peso

CNN , Kristen Rogers
24 set 2023, 21:00
Exercício físico. Guido Mieth/Stone RF/Getty Images

Fazer exercício numa determinada janela de tempo está associado a um perímetro da cintura e a um índice de massa corporal (IMC) mais baixos

Se o seu principal objetivo de fitness é a perda de peso, poderá querer considerar a hora do dia em que está a fazer exercício. Um novo estudo oferece pistas que podem ajudar a maximizar os seus esforços.

Fazer exercício entre as 7 e as 9 horas da manhã está associado a um perímetro da cintura e a um índice de massa corporal (IMC) mais baixos do que as pessoas que fazem exercício ao meio-dia ou à noite, de acordo com um estudo publicado na revista Obesity.

"Esta é uma investigação nova e empolgante que é consistente com uma dica comum para atingir os objetivos do exercício - ou seja, agendar o exercício de manhã antes de e-mails, telefonemas ou reuniões que o possam distrair", disse Rebecca Krukowski, psicóloga clínica com experiência em gestão comportamental do peso que não esteve envolvida no estudo.

Outros investigadores já relataram ligações positivas entre a atividade física moderada a vigorosa e a perda de peso. No entanto, os resultados relativos à melhor altura para fazer exercício para perder peso têm sido contraditórios, pelo que os autores do último estudo analisaram a influência que a prática de atividade em diferentes horas pode ter na relação entre exercício e obesidade.

Os autores estudaram os dados relativos à saúde e à atividade de 5.285 pessoas que tinham participado nos ciclos de 2003 a 2006 do National Health and Nutrition Examination Survey do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças dos EUA. (Os investigadores escolheram esses anos específicos porque foi nessa altura que os acelerómetros, ou rastreadores de atividade, foram utilizados pela primeira vez no inquérito).

Depois de registarem o IMC e o perímetro da cintura, os participantes usaram rastreadores de atividade na anca direita durante as horas de vigília, durante dez horas ou mais por dia, durante quatro a sete dias.

Os que se exercitaram de manhã - entre as 7 e as 9 horas - tinham um IMC médio de 27,5, em comparação com os que se exercitaram ao meio-dia e à noite, que tinham um IMC médio de 28,3. A circunferência média da cintura, ajustada à qualidade da dieta e à ingestão de calorias, foi de 96 centímetros, 97,8 centímetros e 97,5 centímetros, respetivamente.

Estes resultados mantiveram-se independentemente do sexo, etnia, educação, consumo de tabaco, consumo de álcool ou comportamento sedentário. Além disso, mesmo entre as pessoas que cumpriam as diretrizes de atividade física - pelo menos 150 minutos por semana - atingir este objetivo de manhã estava associado ao IMC e ao tamanho da cintura mais baixos.

"Esta investigação acrescentou provas valiosas baseadas numa amostra nacional de participantes norte-americanos, o que nunca tinha sido feito antes sobre o tema do horário do exercício e da perda de peso", afirmou o autor principal do estudo, Tongyu Ma, professor assistente de investigação em ciências da reabilitação na Universidade Politécnica de Hong Kong.

No entanto, o IMC e o tamanho da cintura dos participantes foram medidos antes do período de acompanhamento da atividade, e não foram medidos novamente depois - pelo que os autores não conseguiram provar que o exercício de manhã teve um impacto direto em qualquer uma das medições.

Ma está a planear realizar mais estudos para confirmar os resultados e determinar se existe uma relação causal entre a prática de exercício físico de manhã e a diminuição do IMC e do tamanho da cintura.

Porque é que a hora pode ser importante

As razões subjacentes aos resultados podem ter a ver tanto com a fisiologia como com os hábitos de vida, segundo os especialistas.

Devido à conceção do estudo, "não se sabe se as pessoas que se exercitam consistentemente de manhã podem ser sistematicamente diferentes das que se exercitam noutras alturas, de formas que não foram medidas neste estudo", observou Krukowski, professor de ciências da saúde pública e codiretor do Community-Based Health Equity Center na Escola de Medicina da Universidade da Virgínia.

"As pessoas que se exercitam regularmente de manhã podem ter horários mais previsíveis, como a menor probabilidade de trabalharem por turnos ou de terem responsabilidades de prestação de cuidados que impedem o exercício matinal", acrescentou. "Os horários previsíveis podem ter outros efeitos vantajosos no peso que não foram medidos neste estudo, como a duração (ou) qualidade do sono e os níveis de stress."

Além disso, os matutinos podem ser biologicamente diferentes dos notívagos, apontam os especialistas.

Com base em estudos anteriores, os autores observaram que os praticantes de exercício matinal têm maior probabilidade de ter uma ingestão calórica diária mais baixa e de gastar passivamente mais energia quando não estão a fazer exercício. Isto pode parecer contraditório, mas é provável que esta tendência ocorra porque fazer exercício num estado de jejum de manhã significa que o corpo está a depender da gordura armazenada para obter energia, em vez da glicose armazenada dos alimentos. Isto pode significar que os corpos dos madrugadores estão mais bem equipados para aumentar a oxidação ou queima de gordura, tanto durante o exercício como no dia seguinte, mesmo que sejam sedentários após o treino.

No último estudo, os que se exercitavam de manhã eram os mais sedentários, apesar de terem o IMC e o perímetro da cintura mais baixos.

"Pessoalmente, gosto disto porque me diz que, desde que faça exercício de manhã, não há problema em sentar-me no meu escritório e concentrar-me no trabalho durante o resto do dia sem me preocupar com o aumento de peso", considerou Ma.

Uma maior perda de peso pode também resultar da prática de exercícios mais concentrados ou estruturados, afirmam os autores - outro padrão que encontraram no grupo da manhã.

Se conseguir encaixá-lo, "o exercício aeróbico matinal - como andar de bicicleta, correr ou mesmo caminhar rapidamente - é uma ferramenta promissora para a perda de peso", defendeu Ma. "A maioria das pessoas tem mais probabilidades de manter uma rotina de exercício matinal do que uma rotina de exercício a meio do dia ou à noite."

Relacionados

Vida Saudável

Mais Vida Saudável

Patrocinados