Saiba tudo sobre o Euro aqui

Euro 2024: Bélgica-Eslováquia, 0-1 (crónica)

17 jun, 19:32

Um azar dos diabos numa tarde de pesadelo para Lukaku

Dois golos anulados e uma mão cheia deles falhados. A tarde foi de pesadelo para Romelu Lukaku e terminou com a primeira grande surpresa deste Euro 2024.

A Eslováquia venceu a Bélgica e tudo começou com um brinde de Doku logo no início do jogo. O extremo do Manchester City, que entrou a todo o gás, criando as primeiras duas oportunidades da sua seleção, ofereceu a bola ao boavisteiro Bozenik, que disparou na área para defesa incompleta de Casteels. Estava lá Schraz, a aproveitar a recarga para abrir o marcador. 1-0 aos 7 minutos e por aí pararia o marcador na Arena de Frankfurt.

O italiano Domenico Tedesco viu a Bélgica a perder bem cedo, mas só arriscou verdadeiramente já na segunda parte. Debast, o jovem central que vai ser reforço do Sporting, foi titular e exibiu-se a bom nível. O problema era, isso sim, o desacerto belga lá na frente.

O 4-3-3 montado por Francesco Calzona, neste duelo particular entre compatriotas nos bancos, ia conseguindo conter a custo o ímpeto crescente dos «Diabos Vermelhos», que só não era mais efetivo porque as oportunidades em catadupa tinham como destino o desacerto de Lukaku ou esbarravam em Dubravka, ou então ainda acabavam invalidadas com o auxílio do VAR.

Foi assim aos 56m, quando o avançado da Roma desviou para a baliza em fora de jogo, e voltou a ser meia hora depois, quando o suspeito do costume voltou a introduzir a bola na baliza, mas a revisão mostrou que a assistência de Openda (acabado de entrar) havia sido precedida de mão na bola.

Um golpe muito duro a quatro minutos dos 90. Com a incredulidade dos belgas a alastrar-se do relvado para as bancadas, os eslovacos encheram-se de esperança, resistiram e venceram. Que vitória! A primeira de sempre dos eslovacos sobre os belgas, que agora veem as contas do Grupo E embrulhadas, depois de na mesma tarde a Roménia bater a Ucrânia por 3-0.

FIGURA: Lukaku

Não, não é o MVP. É, isso sim, a figura do jogo pela negativa. O desacerto do avançado belga está umbilicalmente ligado ao resultado da partida. Ele que saiu do último Mundial, em 2022, a partir um vidro do banco de suplentes a murro, insatisfeito com a sua prestação então diante da Croácia, esteve esta tarde tão ou ainda mais errático. Ainda assim, desta vez, ninguém vislumbrou o mobiliário do estádio de Frankfurt a pagar as favas.

MOMENTO: uma oferta para Bozenik

O avançado do Boavista nem queria acreditar quando recebeu na área um "passe" involuntário, mas açucarado, de Doku. Do erro do extremo belga nasceu o golo que viria a dar o surpreendente triunfo aos eslovacos. Bozenik agradeceu, apontou a mira, disparou, mas encontrou Casteels pela frente. Havia, no entanto, ali ao lado outro atirador pronto a acertar no alvo: e foi assim que Schranz fez o golo da festa eslovaca em Frankfurt.

Relacionados

Vídeos Euro 2024

Mais Vídeos Euro 2024

Patrocinados