Os adolescentes enfrentam uma epidemia de privação de sono. Eis porquê

CNN , Matt Vilano
16 jun 2022, 10:00
Adolescente, dormir, sono. Foto: Richard Baker / In Pictures via Getty Images Images

Os adolescentes norte-americanos não estão a dormir o suficiente, hoje em dia, e a autora Lisa L. Lewis recusa-se a deixar o assunto adormecer

Lewis, mãe de dois filhos, ajudou a criar a primeira lei do país que exige horários saudáveis de início da escola para os adolescentes - uma lei que será posta em prática na Califórnia, no final deste verão.

O novo livro dela, The Sleep-Deprived Teen: Why Our Teenagers Are So Tired, and How Parents and Schools Can Help Them Thrive” ("Os adolescentes precisam de dormir mais: porque é que os nossos adolescentes estão tão cansados e como é que os pais e a escola os podem ajudar“, numa tradução livre), foi lançado a 7 de junho e relata muitas coisas que os pais e os cuidadores precisam de saber sobre os adolescentes e o sono.

Lewis partilhou a razão para o sono ser tão importante para os adolescentes, quanto devem dormir os adolescentes e porque precisam de dormir mais do que os adultos. Ela aborda todos os fatores que podem afetar negativamente o sono dos adolescentes: a tecnologia, o género, a identidade sexual e o estatuto socioeconómico, para referir alguns.

A CNN conversou recentemente com Lewis para discutir o trabalho dela e aprender mais sobre como os pais e os cuidadores podem levar os filhos a dormir mais.

O que a levou a escrever um livro sobre adolescentes e o sono?

A questão do sono dos adolescentes e dos horários de início da escola chamou-me a atenção quando o meu filho mais velho, que está agora na faculdade, entrou no ensino secundário. Nesse ponto, a escola começava às 7h30 e eu sabia que era muito cedo. Nessa altura, eu levava-o para a escola de carro e todas as manhãs eu olhava para ele e via que ele não estava muito acordado. À tarde, ele voltava para casa completamente exausto.

Eu queria saber porque começava a escola tão cedo. O que descobri foi que eu estava a tocar num problema muito maior. Nesse mesmo mês, os Centros de Controlo e Prevenção de Doenças dos EUA divulgaram o seu relatório de base sobre os horários de início das aulas, que se seguiu à declaração da Academia Americana de Pediatria sobre o mesmo assunto. As recomendações eram de que o ensino preparatório e secundário não deviam começar antes das 8h30. Foi isso que me fez envolver.

 

Então, porque precisam os adolescentes de dormir tanto?

No início da puberdade, os adolescentes são sujeitos a uma mudança no ritmo circadiano e os relógios biológicos deles mudam para um horário posterior. Também se liga à libertação de melatonina, que é o que prepara os nossos corpos para dormir. Quando as crianças se tornam adolescentes, a melatonina começa a ser libertada mais tarde do que antes. Isso significa que os adolescentes não estão prontos para adormecer antes das 23h. Como a mesma melatonina não retrocede até mais tarde, os adolescentes acabam por querer dormir mais do que antes.

Quanto devem os adolescentes dormir?

A maioria dos adolescentes deve dormir entre oito a 10 horas, segundo a National Sleep Foundation. A quantidade de sono de que precisamos ao longo da nossa vida muda, no entanto. Quando olhamos para crianças até aos 13 anos – os pré-adolescentes - elas precisam de nove a 11 horas. O intervalo recomendado para os adultos é de sete a nove horas. Existem alguns adolescentes e adultos para quem menos do que a quantidade recomendada já é suficiente. Há também alguns adolescentes para quem 10 horas será o que precisam. Infelizmente, muitos dos nossos adolescentes não dormem nem o mínimo das oito horas. Dados do CDC indicam que, em 2007, apenas 31% dos adolescentes dormiam oito horas ou mais. Em 2019, esse número caiu para os 22%. Estamos a viver uma epidemia de privação de sono entre os adolescentes.

Quais são as consequências de os adolescentes não dormirem o suficiente?

O sono para os adolescentes é um amortecedor emocional e proporciona resistência emocional. Os adolescentes passam por uma grande fase de desenvolvimento do cérebro, e é durante o sono que muito desse desenvolvimento acontece. Na sala de aula, os alunos que estão a dormir não estão a aprender. Os alunos que estão presentes, mas não estão totalmente acordados, não estão a aprender bem. A privação do sono impede os alunos de adquirirem informações, impede a retenção dessas informações e dificulta a capacidade de recuperar essas informações.

Vários estudos indicaram que, quando as escolas mudam para horários de início mais tardios, há uma melhoria na assiduidade e as notas sobem. No desporto, o sono melhora o desempenho. Além disso, os corpos dos adolescentes libertam a hormona do crescimento, que cura as lesões quando eles estão a dormir, portanto, ter um bom descanso é uma vantagem competitiva. No geral, os adolescentes que descansam bem são mais felizes e saudáveis e têm melhores resultados escolares. São mais resistentes a nível emocional. E é mais fácil conviver com eles.

Além do facto de a escola começar muito cedo, quais são alguns dos outros fatores externos que podem atrapalhar o sono dos adolescentes?

O stresse é um fator enorme. Se os nossos filhos não conseguem adormecer antes das 23h, temos de ver se estão sobrecarregados ou com excesso de horários. A tecnologia é outro fator. Se temos um adolescente que fica acordado até à 1h ou às 2h da manhã, a jogar, isso também reduz o tempo de sono. E existem outros fatores. As cólicas menstruais podem afetar o sono. Sabemos que os adolescentes de minorias sexuais e de género dormem pior do que os restantes, assim como os adolescentes de cor. Há ainda outros fatores, como viver em ambientes lotados, barulhentos ou onde os adolescentes não se sentem seguros.

Como acha que o caos dos anos de pandemia afetou o sono dos adolescentes?

Acho que o maior problema é a saúde mental. Vimos todos os principais grupos a soar os alarmes sobre a saúde mental dos adolescentes. Em dezembro, o Diretor-Geral da Saúde dos EUA emitiu um aviso especial sobre a saúde mental dos adolescentes. O CDC divulgou novos dados em abril, mostrando que a saúde mental piorou nos adolescentes.

Como é que os pais e os cuidadores podem convencer os adolescentes de que precisam dormir mais?

Dar-lhes sermões não tem o efeito desejado. Conversar é mais útil, especialmente se for uma conversa contínua. Dê exemplos de bons comportamentos, como não usar tecnologia uma hora antes de dormir. Ensine-lhes coisas como rotinas de relaxamento. Os nossos cérebros não são computadores. Não basta apenas desligar, cair na almofada e dormir. Uma coisa importante é não forçar nada disto.

Em que momento é que o seu projeto se tornou ativismo?

Andaram sempre de mãos dada. Depois de serem divulgados aqueles relatórios importantes, escrevi um artigo de opinião para o “Los Angeles Times”, no outono seguinte, sobre a razão para as escolas começarem mais tarde, de manhã. Esse artigo foi lido pelo senador do estado da Califórnia, Anthony Portantino, que também estava atento ao problema. Ele começou a investigar e apresentou um projeto de lei sobre os horários de início das aulas em fevereiro de 2017. Entrei em contacto com uma organização sem fins lucrativos nacional chamada Start School Later e abri uma filial local. À medida que o projeto de lei avançava, acabei por falar perante a comissão de educação do estado. Foi um processo demorado que culminou com o governador Gavin Newsom a assinar o projeto de lei em 2019.

Porque é importante esta nova lei?

A nova lei entra em vigor a 1 de julho, e é a primeira deste tipo no país a exigir horários saudáveis de início de aulas, no ensino secundário. Especifica que, para as escolas públicas preparatórias, as aulas não podem começar antes das 8h e, para as escolas secundárias, as aulas não podem começar antes das 8h30. Leis semelhantes noutros lugares provaram ser bem-sucedidas. Até agora, a maior cidade a mudar a hora do início das aulas foi Seattle. Eles fizeram-no em 2016. A cidade fez sondagens antes e depois da mudança, e descobriram que os alunos tiveram 34 minutos extra de sono nas noites de escola quando o início das aulas passou a ser mais tarde. Isto é fantástico.

Quais são as grandes perguntas que fará a seguir?

Até agora, a Califórnia é o único estado que promulgou uma lei deste âmbito. Isto deixa bastante margem de manobra para os outros estados. Neste momento, tanto Nova Iorque como Nova Jérsia têm projetos de lei ativos sobre este assunto, mas nenhum outro estado aprovou uma lei assim. Há uma tremenda oportunidade de fazer isto em todos os estados. A privação do sono dos adolescentes não é apenas um problema da Califórnia. Isto é algo ao qual me vou dedicar durante bastante tempo.

Veja o vídeo: Precisa de dormir melhor? Eis cinco dicas para mudar os hábitos de sono

Vida Saudável

Mais Vida Saudável

Patrocinados