5 coisas que importam hoje: Ómicron, Espiões, Vacinação, Teletrabalho e PSD

Qui, 02 dez 2021

Olá. Esta é a primeira edição da newsletter 5 Coisas que Importam, "carta" que lhe enviaremos todas as manhãs para começar o dia. Entrámos oficialmente na época natalícia mas muitas cidades em vários países estão a travar as festividades por causa da pandemia. Portugal não é exceção. Isto e mais cinco coisas que marcam este dia (frio) em Portugal.

Árvore de Natal na Avenida dos Aliados, no Porto [Câmara do Porto]

1. Ómicron

Os números da nova variante do coronavírus continuam a aumentar. A última atualização dá conta de 19 casos em território português, número que pode aumentar, até porque há vários casos sob investigação. Todos os casos estão ligados à Belenenses SAD. O futebol é, aliás, uma das áreas que gera preocupação e que já obrigou a Liga a tomar medidas. Os clubes estão obrigados a testar todos os jogadores 48 horas antes das partidas para evitar novos contágios. Em entrevista ontem à RTP, a diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, admitiu que dentro de 26 dias o número de contágios de covid-19 poderá duplicar, face ao nível atual acima dos quatro mil casos diários.   

2. Espiões

Os serviços de informação estão a preparar a nova geração de agentes nacionais e deram início a um processo duro e rigoroso de seleção. Os agentes têm de ter entre 21 e 41 anos, tendo os oficiais de informação de ser licenciados. O recrutamento está a ser feito para o Serviço de Informações de Segurança (SIS), que trata da informação interna, e para o Serviço de Informações Estratégicas de Defesa (SIED), que se dedica à informação externa. A CNN Portugal falou com Pedro Serradas Duarte, antigo chefe dos operacionais dos Serviços Secretos Militares, que ajuda a perceber como se recrutam elementos e quais as características procuradas.

3. Vacinação

Enquanto o mundo volta a fechar fronteiras e a isolar territórios, as farmacêuticas investigam vacinas mais eficazes para combater a nova estirpe, que a Organização Mundial da Saúde diz levar "muito a sério", assumindo que as vacinas agora disponíveis podem ser menos eficazes quanto à prevenção do contágio da Ómicron. A OMS lembra que a vacinação é importante, porque evita as formas mais graves da doença, e ressalva que os dados sobre a nova variante são ainda escassos, até por haver poucos casos para estudar.

4. Teletrabalho

Estamos em estado de calamidade e é recomendado que as empresas voltem ao teletrabalho, recomendação em vigor até 20 de março e que na primeira semana de janeiro será obrigatória. No entanto, vários advogados pediram esclarecimento ao Governo por considerarem que a resolução do Conselho de Ministros não especifica qual a dimensão das empresas a quem se aplica a recomendação. A resposta do Ministério do Trabalho foi clara: todas as empresas devem voltar ao teletrabalho se possível e já hoje. 

5. PSD

"O que falta a Rui Rio para ser primeiro-ministro?", pergunta Anselmo Crespo, diretor de Informação da TVI, em artigo de opinião. A duas semanas do congresso do PSD, escreve, falta mostrar ao país o que o diferencia de António Costa. Entretanto, as estruturas distritais já começaram a reunir-se com a direção nacional do PSD: a distrital de Lisboa apresentou uma lista que aposta em apoiantes de Rangel, derrotado nas eleições internas. As listas ainda têm de ser aprovadas na comissão política nacional, o que deve acontecer apenas na próxima semana, antes do conselho nacional para aprovar as listas, marcado para dia 7 .

Acontece hoje

Porto contra a TAP

Rui Moreira diz que a TAP "não tem nenhuma utilidade para a cidade do Porto". A oferta da companhia portuguesa no aeroporto Sá Carneiro é apenas de 10% quando comparada com o aeroporto Humberto Delgado. Para hoje, a companhia tem previstas 13 chegadas e 11 partidas do Porto. Já em Lisboa, estão previstas 101 chegadas e 113 partidas.

Prossegue o julgamento de cinco No Name Boys

Cinco elementos da claque No Name Boys estão indiciados pelo crime de tentativa de homicídio de um adepto da claque Juventude Leonina, do Sporting. Foi em maio de 2020, no Estoril, que um grupo de adeptos ligado ao Benfica atacou um adepto do Sporting.

Greve paralisa distribuição de cervejas

Convocada pelo Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura e das Indústrias da Alimentação, Bebidas e Tabacos de Portugal, a greve na plataforma logística da Novadis vai paralisar a distribuição dos produtos SCC Heineken/Sagres.

E greve também em empresas privadas de transporte rodoviário

Protestam contra as propostas de atualização salarial apresentadas. É já o quarto dia de paralisação (que continua amanhã) destes profissionais, depois de terem parado também em setembro, outubro e novembro.

Espanha suspende voos da África Austral

Variante Ómicron levou ao encerramento de fronteiras por todo o mundo e Espanha não é exceção. A partir de hoje e até 15 de dezembro, há limitação de voos entre os aeroportos espanhóis e África do Sul, Botsuana, Suazilândia, Lesoto, Moçambique, Namíbia e Zimbábue.

"No próximo ano vamos ter uma subida de preços muito superior ao que estamos habituados"

Paulo Ferreira, comentador CNN

E finalmente...

A história de dois irmãos e de um palácio (que está à venda) na origem da independência de Portugal em 1640
 

O Palácio de Xabregas acolheu a maioria das reuniões dos conjurados de 1640, um grupo nacionalista e revolucionário que esteve no centro do fim da dinastia filipina em Portugal. Venha conhecê-lo.

 

Não se esqueça do guarda-chuva 

Se está a ponderar ir dar uma caminhada à beira-mar, saiba que hoje não é o dia indicado para o fazer. A agitação marítima vai ser forte, assim como o vento na faixa costeira. Para além das ondas altas, esta quinta-feira fica marcada pelo frio e pela chuva que, nas terras altas, pode trazer neve.

Mau tempo na marginal de Cascais [Lusa/Arquivo]

 

Novo Dia CNN

5 coisas que importam

Dê-nos 5 minutos, e iremos pô-lo a par das notícias que precisa de saber todas as manhãs.
Saiba mais