Covid-19: Liga anuncia protocolos sanitários mais apertados

1 dez 2021, 19:23
Sede da Liga de Clubes, no Porto (Liga)
Sede da Liga de Clubes, no Porto (Liga)

Organismo reuniu esta quarta-feira com os departamentos médicos dos clubes

PUB

A Liga reuniu esta quarta-feira com os departamentos médicos dos clubes para discutir ajustes ao protocolo em vigor no combate à covid-19, após a orientação divulgada pela Direção-Geral da Saúde, destacando-se desde já um reforço nos testes, na sequência da instauração de protocolos sanitários mais apertados.

«Estas medidas de antecipação impõem o regresso da testagem semanal obrigatória, com testes antigénio, nas 48 horas antes de cada jogo», informou a Liga em comunicado.

Além de mais testes, volta também a ser obrigatório o uso de máscaras no banco de suplentes. «Com o regresso do estado de calamidade, foi consensualizado na reunião a necessidade de reforço das medidas e procedimentos em contexto de treino, estágio e jogo, voltando a ter caráter obrigatório a utilização permanente de máscara por parte de todos os elementos no banco de suplentes, com exceção do treinador principal», acrescenta a Liga.

PUB

Nesta altura, o adiamento de jogos não está em cima da mesa, embora todo o plantel do Tondela esteja em isolamento.

PUB
PUB
PUB

Quanto à lotação dos estádios, a Liga coloca a possibilidade dos clubes reduzirem a limitação para cinco mil adeptos, mas acima disso será obrigatório a «apresentação de certificado de teste ou certificado de recuperação ou de teste negativo, devidamente comprovado por entidade competente».

Em comunicado divulgado antes das reuniões, o organismo que tutela o futebol profissional português informou que as medidas poderão ser já aplicadas na 13.ª jornada da Liga e da II Liga.

A DGS atualizou a orientação relativa a «desporto e competições desportivas/medidas gerais e específica». Entre as várias medidas a serem aplicadas está a obrigatoriedade de testagem (independentemente do esquema vacinal) para quem pretenda assistir a eventos desportivos ao ar livre com mais de 5 mil espectadores ou em ambiente fechado com mais de mil pessoas.

Relacionados

Uma newsletter para conversarmos - Decisão 22

Envie-nos as suas questões e sugestões de temas, responderemos pela caixa do correio

Saiba mais

Covid-19

Mais Covid-19

Patrocinados