Covid-19: número de casos diários no natal poderá chegar aos 8 mil, diz Graça Freitas

CNN , MJC
1 dez 2021, 21:46
Covid-19: Conferência de imprensa sobre a vacina da Astrazeneca
Covid-19: Conferência de imprensa sobre a vacina da Astrazeneca

Diretora-geral de Saúde revela ainda que já há 19 casos da variante Ómicron em Portugal

PUB

Portugal tem mais cinco casos confirmados da nova variante Ómicron e estão todos relacionados com o surto de covid-19 na Belenenses SAD, elevando para 19 o número de infetados.

A informação foi avançada pela diretora-geral da Saúde à RTP.  Outros casos relacionados com o clube estão a ser investigados pelo Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA), que analisa também mais casos suspeitos no país.

PUB

"Neste momento já estão identificados pelo Instituto Ricardo Jorge 19 casos desta variante, pertencentes a este surto na Belenenses SAD, e estão outros a ser investigados", indicou Graça Freitas.

A responnsável disse, ainda, que o número de casos diários de covid-19 pode duplicar até ao Natal, podendo, assim, ultrapassar as oito mil infeções por dia.

"Poderemos ter uma duplicação dos casos dentro de cerca de 26 dias", assumiu.

A responsável espera, igualmente, que esta subida de casos não seja significativa na repercussão do aumento de casos nos internamentos, nos cuidados intensivos e no número de mortos, porque as vacinas protegem contra a doença grave.

PUB
PUB
PUB

A propósito das vacinas, a diretora-geral salientou que há crianças internadas com covid-19, e nem todas são crianças com problemas anteriores, defendendo, por isso, a vacinação de crianças.

"Neste momento, o grupo que mais infeção tem de todos é o grupo dos 0 aos 9 anos, particularmente o grupo dos 5 aos 9, não há qualquer dúvida, porque é o único grupo que não está vacinado", apontou.

Caso a decisão seja vacinar as crianças, Portugal terá as primeiras 300 mil vacinas no dia 13 e o calendário de vacinação arrancará em janeiro.

Quanto à dose de reforço da vacina, é provável que "em janeiro ou fevereiro" se avance para a faixa etária acima dos 50 anos.
 

Relacionados

Novo Dia CNN

5 coisas que importam

Dê-nos 5 minutos, e iremos pô-lo a par das notícias que precisa de saber todas as manhãs.
Saiba mais

Covid-19

Mais Covid-19

Patrocinados