5 coisas que importam hoje: Jerónimo, Ambiente, Clássico, Restrições e Greve

Qui, 30 dez 2021

Coreia do Sul e EUA chegaram a acordo de princípio sobre o esboço de uma declaração pondo fim à guerra das Coreias. Só falta a luz verde de Kim Jong-Un. Já por cá, os maiores de 50 anos viram abrir o autoagendamento para a dose de reforço da vacina a dois dias do final do ano. Estas e outras cinco notícias que precisa de ler esta quinta-feira. Bom dia!

 

Reabriu, esta quinta-feira de manhã, o troço da A4 junto a Penafiel, no sentido Amarante-Porto, depois do acidente que causou um morto e dois feridos graves.

1. Jerónimo

Jerónimo de Sousa diz que o Partido Comunista falou sobre o chumbo do Orçamento do Estado e diz que o PCP tentou conversar com o Governo, mas que o primeiro-ministro fez, no entanto, outra opção. Em entrevista exclusiva para ver hoje na CNN Portugal, apesar de considerar que uma convergência da esquerda seria benéfica para o país, Jerónimo de Sousa diz que faltaram assuntos na ordem do dia por opção do Partido Socialista.

2. Ambiente

Seis anos depois de iniciar funções, o ministro do Ambiente e da Ação Climática faz um balanço em entrevista à CNN Portugal. João Pedro Matos Fernandes fala sobre o compromisso da neutralidade carbónica em 2050, o encerramento das centrais elétricas a carvão, o aumento das vendas de veículos elétricos e os projetos do hidrogénio e do lítio. O ministro deixa ainda um recado aos jovens e explica-lhes que não faz “propaganda verde”. 

3. Clássico

O Benfica vai regressar ao Dragão para defrontar o FC Porto uma semana depois da eliminação da Taça de Portugal, desta vez sem Jorge Jesus como treinador. Para esta partida, os ‘encarnados’, agora orientados por Nélson Veríssimo, têm três ausências - Darwin Nuñez, Otamendi e Grimaldo - e o FC Porto, duas - Ivanilson e Luis Díaz. Além do jogo do Dragão, há ainda outros dois encontros: o Paços de Ferreira-Santa Clara, e o Arouca-Sporting de Braga.

4. Restrições

Apesar do número de novos casos de covid-19 estar a bater recordes em Portugal, a festa de entrada no ano de 2022 vai ser muito diferente do que no ano anterior, em que estavam proibidas festas públicas e circulação entre concelhos. Ainda assim, este fim do ano existem algumas medidas restritivas a ter em conta. Saiba tudo o que precisa sobre as regras para a passagem de ano.

5. Greve

Os maquinistas do Metro do Porto estão em greve pela valorização das carreiras e aumentos salariais, paralisação que deverá condicionar fortemente a circulação e encerrar totalmente cinco linhas. Está anunciado o encerramento das linhas Azul, Vermelha, Verde, Violeta e Laranja, e previstas apenas circulações pontuais na linha de Gaia (Amarela) e no tronco comum entre as estações Senhora da Hora e Campanhã.

Acontece hoje

Conversa

Presidentes Joe Biden e Vladimir Putin têm agendada uma conversa telefónica "para discutir vários assuntos, incluindo os próximos contactos diplomáticos com a Rússia".

Greve

Trabalhadores da CGD em greve até amanhã contra proposta "insultuosa" de atualização salarial.

Cinema

Estreia do filme "Correu Tudo Bem", realizado por François Ozon, com a participação de Sophie Marceau, André Dussollier, Géraldine Pailhas e Charlotte Rampling.

Concerto de Natal

Atuação da Academia de Música de Costa Cabral com a Orquestra de Sopros do Secundário e a Orquestra Sinfónica e Coro, sob direção musical de Hélder Tavares e direção coral de Liliana Lopes. Às 21:00, na Casa da Música, no Porto.

Educação

Câmara de Oeiras e Faculdade de Motricidade Humana formalizam acordo para criação de campus universitário.

"As mulheres são subestimadas em Portugal"

Catarina Martins, líder do Bloco de Esquerda

E finalmente

Se é verdade que a pandemia está menos grave do que há um ano, o facto é que nunca tivemos tantas pessoas com testes positivos em Portugal. Depois de ser quebrado o recorde de casos, o número de infeções deverá continuar a aumentar nas próximas semanas, razão pela qual lhe apresentamos um guia útil para seguir no caso de contagiado, ter tido contacto com um positivo ou estar em isolamento profilático.

Coronavírus

Novo Dia CNN

5 coisas que importam

Dê-nos 5 minutos, e iremos pô-lo a par das notícias que precisa de saber todas as manhãs.
Saiba mais