Dos ajuntamentos aos testes negativos. Tudo o que precisa saber sobre as medidas para o fim de ano

30 dez 2021, 01:02
Ano Novo

Consulte aqui as medidas impostas pelo Governo, que estão já em vigor e terão de ser cumpridas até ao final do dia 1 de janeiro

Apesar do número de novos casos de covid-19 estar a bater recordes em Portugal, a festa de entrada no ano de 2022 vai ser muito diferente do que no ano anterior, em que estavam proibidas festas públicas e circulação entre concelhos. Ainda assim, este fim do ano existem algumas medidas restritivas a ter em conta. Saiba tudo o que precisa sobre as regras para a passagem de ano.

O Governo decidiu adotar medidas várias medidas específicas para o período do ano novo que estarão em vigor desde a meia-noite desta quinta-feira até ao final de sábado (1 de janeiro) e que incluem a apresentação de um teste negativo para entrar em restaurantes, casinos e festas de passagem de ano.

Na via pública estarão proibidos ajuntamentos de mais de 10 pessoas, bem como o consumo de bebidas alcoólicas.

Para os próximos dias, o Governo recorda ainda as recomendações dadas no Natal, designadamente o incentivo à realização de testes de diagnóstico, evitar encontros com muita gente, em espaços fechados, pequenos e pouco arejados e evitar estar muito tempo sem máscara. 

A par das medidas decretadas pelo Governo, vários municípios têm vindo a cancelar festas de passagem de ano no espaço público.

Para além disso, mantêm-se em vigor as medidas impostas para o período de contenção, inicialmente proposto para a semana de 2 a 9 de janeiro, mas antecipado pelo Governo para o dia 26 de dezembro, como o regresso ao teletrabalho obrigatório, o encerramento de creches e ateliês de tempos livres (ATL) e de bares e discotecas.

Até dia 9 de janeiro, é também obrigatório um teste negativo para o acesso a hotéis e estabelecimentos de alojamento local, para eventos empresariais e festas familiares, como casamentos ou batizados, e para eventos desportivos e culturais, independentemente do número de espetadores.

A lotação dos espaços comerciais foi limitada a uma pessoa por cada cinco metros quadrados para evitar ajuntamentos que acontecem na semana a seguir ao Natal para trocas de presentes.

Relacionados

Covid-19

Mais Covid-19

Patrocinados