5 coisas que importam hoje: Fundação, Odessa, Médicos, Berardo e Marilyn

Ter, 10 mai 2022

As Universidades de Coimbra e do Minho cortaram relações com a fundação Russkiy Mir, criada por Putin, que tem estado sob polémica por suspeita de ser um veículo de desinformação em Portugal. Na Ucrânia, os ataques a Odessa, onde caíram pelo menos sete mísseis, fizeram um morto e vários feridos. Os alvos foram um centro comercial e edifícios turísticos. Esta e outras notícias para ler esta terça-feira. Bom dia!
 

Os dogues alemães têm dominado os recordes de cães mais altos do mundo, mas Zeus destacou-se: com dois anos, o cão que vive no Texas, Estados Unidos, mede 104,6 centímetros, tornando-se o mais alto do mundo. O recorde já foi reconhecido pelo Guinness. (Foto: Guinness World Records)

1. Fundação

A Universidade de Coimbra e a Universidade do Minho cortaram relações com a Fundação Russkiy Mir, suspeita de ser um órgão de difusão de propaganda russa e desinformação em Portugal. As duas instituições académicas garantem que terminaram os protocolos de colaboração com a  fundação, à qual estiveram ligadas durante cerca de 10 anos, "em função do contexto geopolítico atual".

2. Odessa

Pelo menos sete mísseis caíram ao longo do dia de ontem em Odessa, que foi alvo dos ataques das forças russas num dia em que era visitada pelo presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, obrigado a procurar abrigo quando assinalava na cidade ucraniana o Dia da Europa. Foram atacados edifícios turísticos, nomeadamente um hotel, e um centro comercial. Há pelo menos um morto e sete feridos. 

3. Médicos

A Administração Central do Sistema de Saúde propôs ao Governo novos critérios para avaliação das equipas nas Unidades de Saúde Familiar Modelo B. Segundo o jornal Público, um destes critérios passa por uma avaliação em função das interrupções voluntárias da gravidez (IVG) realizadas pelas utentes, bem como pela existência de doenças sexualmente transmissíveis nas mulheres: se houver informação de IVG ou doenças transmitidas por contactos sexuais nas utentes nos 12 meses anteriores, médico e equipa não receberão um valor adicional ao ordenado base.

4. Berardo

Joe Berardo avançou com uma ação no Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa contra o BCP, Caixa Geral de Depósitos, BES e Novo Banco para exigir uma indemnização de 900 milhões de euros. Segundo o Diário de Notícias, 800 milhões são para compensar a Fundação José Berardo e os restantes 100 por danos morais. O empresário madeirense alega que a fundação se viu "despojada" para cobrir as dívidas contraídas junto dos bancos, que a sua imagem pública foi denegrida "como empresário e como pessoa", mas também que houve uma "agressão dolosa à sua personalidade e a toda a sua obra".

5. Marilyn

O icónico quadro "Shot Sage Blue Marilyn", de Andy Warhol, tornou-se a obra mais cara do século XX: foi vendido num leilão em Nova Iorque por 185 milhões de dólares a Larry Gagosian, proprietário de galerias de arte. A Christie's anunciou entretanto que os lucros serão entregues à Fundação Thomas and Doris Ammann Zurich, cujo objetivo é criar programas de saúde e educação para crianças carenciadas em todo o mundo. 

Acontece hoje

Setúbal

A Assembleia Municipal de Setúbal aprecia duas moções de censura, do PSD e do PS, ao executivo camarário liderado pela CDU, devido à polémica em torno da receção de refugiados ucranianos por cidadãos russos com ligações ao Kremlin. A moção de censura do PSD pede a demissão do presidente da Câmara de Setúbal, André Martins.

 

ONU

A Assembleia-Geral da ONU vai eleger o sucessor da Rússia no Conselho de Direitos Humanos, sendo expectável que o assento seja ocupado pela República Checa. A Rússia saiu a 7 de abril, depois de ser suspensa do organismo por iniciativa dos Estados Unidos e devido à invasão russa da Ucrânia.

 

CES

O presidente do Conselho Económico e Social (CES), Francisco Assis, toma posse para um novo mandato, num ato que decorrerá na Assembleia da República, onde foi reeleito com a maior votação de sempre desde a criação do CES.

 

Eurovisão

Portugal compete em Turim, Itália, por um lugar na final do 66.º Festival Eurovisão da Canção, marcada para sábado, com o tema “Saudade, Saudade”, composto e interpretado por Maro. Na final competem 25 países: dez são escolhidos hoje, durante a primeira semifinal, e outros dez são selecionados na quinta-feira, na segunda semifinal. Há cinco países, os chamados ‘Big Five’ (França, Alemanha, Espanha, Reino Unido e o país anfitrião, Itália), que têm entrada direta na final.



FITEI

O Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica (FITEI) arranca hoje, com “Bloom!”, no Teatro Nacional São João (TNSJ), no Porto, e estende-se até 22 de maio com espetáculos em várias cidades e em formato streaming. Durante 12 dias, a 45.ª edição do FITEI terá três estreias nacionais e oito estreias absolutas, num total de 16 espetáculos espalhados por salas do Porto, Vila Nova de Gaia, Matosinhos e Viana do Castelo.

“Antes da invasão da Ucrânia não houve nenhum esforço sério do Ocidente para travar a invasão. E continua a não haver”

Miguel Sousa Tavares, comentador, sobre o conflito na Ucrânia na TVI

E finalmente

Os problemas conjugais que fizeram com que Johnny Depp e Amber Heard se divorciassem estão a ser transmitidos em direto para todo o mundo, a partir de um tribunal no estado norte-americano na Virgínia. A CNN Portugal falou com duas psicólogas para perceber o que este caso nos pode ensinar sobre relações abusivas e tóxicas.

Johnny Depp e Amber Heard (AP Photo)

Novo Dia CNN

5 coisas que importam

Dê-nos 5 minutos, e iremos pô-lo a par das notícias que precisa de saber todas as manhãs.
Saiba mais