Cascata na China descrita "como a Via Láctea a voar para baixo" afinal não é assim tão natural quanto parece

CNN , Rosa Rahimi e Xiaofei Xu
16 jun, 17:00
Cascata Yuntai (CNN)

Uma famosa cascata na China chamou ainda mais atenção do que o habitual – depois de surgir um vídeo nas redes sociais que revelou que as suas majestosas quedas são abastecidas artificialmente por um cano de água.

A cascata Yuntai está localizada no Parque da Montanha Yuntai, uma importante atração turística na província centro-norte de Henan, na China. O parque tem classificação AAAAA – a mais alta classificação atribuída a uma atração turística pelo Ministério da Cultura e Turismo do país.

Mas esta cascata, descrita pelo site oficial do parque “como a Via Láctea a voar para baixo”, está sob escrutínio. Um vídeo publicado nas redes sociais chinesas esta semana parece mostrar um cano que fornece água às quedas de 314 metros de altura – sugerindo que a sua fonte pode não ser tão natural como os visitantes foram levados a acreditar.

Uma imagem capturada do um vídeo que mostra os canos da cascata Yuntai. 
(Fonte: Weibo)

A administração do Yuntai Mountain Park respondeu às dúvidas suscitadas pelo vídeo, explicando como as mudanças de estação exigiram um impulso extra para a cascata.

“[A cascata] não pode garantir o atendimento ao público na sua aparência mais bonita devido às mudanças de estação”, explica a administração, acrescentando que a cascata sofreu “uma pequena melhoria durante a estação seca”.

A administração do parque também agradeceu a atenção, prometendo que a cascata receberia os visitantes neste verão na sua “forma mais perfeita e natural”.

Outra imagem do mesmo vídeo, divulgado nas redes sociais chinesas. (Fonte: Weibo)

Embora o vídeo tenha chocado muitas pessoas na China, vários utilizadores nas redes sociais aplaudiram a resposta do parque.

“De qualquer forma, a fonte de uma cascata não é o que as pessoas querem ver, não acho que isto conte como uma mentira para o público”, disse um utilizador da rede social chinesa Weibo.

Yuntai não é a primeira cascata na China a precisar de uma ajudinha extra. O clima do país torna um desafio manter o fluxo da água durante as estações secas, altura em que se registam menos chuvas.

A cascata Huangguoshu, localizada na província de Guizhou, no sudoeste da China, também sofreu com os efeitos da estação seca. Em 2004, foi construída uma barragem para garantir que o fluxo se mantinha.

Na altura, a barragem foi bem recebida pela província, afirmando que ela “colocaria um fim à história da secagem da cascata Huangguoshu”.

Ásia

Mais Ásia

Mais Lidas

Patrocinados