«Vamos tentar uma surpresa em Alvalade», refere Jaime Pacheco

17 nov 2000, 18:30

O treinador do Boavista fala em vitória, motivações e erros da arbitragem A motivação dos resultados leva a que os axadrezados pensem numca vitória sobre o Sporting. Sabendo que já não pode contar com Petit, que não foi despenalizado pela Comissão Disciplinar da Liga, deverá optar pelo regresso de Rui Bento ao meio-campo. Sanchez poderá não jogar de início, pois só hoje chegou a Portugal.

Os motivos do sucesso são conhecidos, mas Jaime Pacheco apela ao simbolismo dos pequenos gestos para sustentar novos sonhos e ambições. Talvez por isso, nas vésperas do importante embate com o Sporting, o técnico axadrezado explicou o seu novo «look» (bigode e pera, estilo-Vialli) como uma promessa: «Só corto a barba quando perder, por isso espero ficar como o Afonso de Albuquerque»... 

A boa disposição é formada «pelas vitórias», que permite estudar o próximo adversário com «muita motivação e vontade de repetir a exibição do jogo anterior». Pois bem, o próximo oponente é o campeão nacional em título, que vai jogar em casa. De qualquer forma, os axadrezados fomentam o objectivo da vitória e Pacheco refere mesmo que o Boavista vai tentar «uma surpresa em Alvalade». 

Esta disposição até nem é muito diferente do habitual neste tipo de embates, mas o técnico apimenta o discurso quando fala de erros provocados pelo árbitro no último encontro com os leões: «Está na altura de acabar com os desequilíbrios nos jogos com o Sporting. Espero que desta vez não aconteça o mesmo da época passada, em que José Pratas não marcou um penalty logo no início do jogo e acabámos por ser prejudicados». 

De resto, Pacheco assegura que «vai ser um jogo muito equilibrado», onde o Boavista vai tentar «continuar com os bons resultados» e nem o facto de ainda só ter conseguido alcançar uma vitória fora de casa atemoriza o técnico. «É verdade que há vários semanas que não conseguimos vencer fora do Bessa, mas também tem de ser ver que ainda não perdemos. Talvez esse factor seja o mais importante neste caso», referiu 

«Boavista não tem sido favorecido» 

Ainda na rescaldo do triunfo sobre o Guimarães, que aqueceu devido a declarações de Pimenta Machado, o treinador do Boavista aproveitou para dar uma opinião muito peculiar sobre «certas declarações».  

Começou por referir que «há clubes que ficam para trás porque não se organizam e não planeiam o plantel desde início», por isso as críticas que têm sido feitos alegando eventuais favorecimentos da arbitragem acabam por ser injustas. «Há coisas que não são justas porque põem em causa o trabalho da equipa técnica, direcção e jogadores. Nesta casa tem-se trabalhado a sério e não é verdade que o Boavista tem sido contemplado com favores», assinalou. 

Como estas questões não tiram o sono ao treinador, Jaime Pacheco não tem grandes dúvidas sobre a equipa a apresentar em Alvalade. A chegada tardia de Sanchez da Bolívia, e a condição física de Rui Bento são as únicas dúvidas do técnico. É que «se os jogadores têm estado bem não existem razões para os substituir. Se Jorge Silva esteve bem como central, assim vai continuar». 

Petit não foi despenalizado 

O Boavista esperou até ao final da tarde de hoje, mas a Comissão Disciplinar da Liga não atendeu ao pedido de despenalização de Petit. O médio viu dois cartões amarelos no jogo com o V. Guimarães, sendo consecutivamente expulso. Porém, os axadrezados consideravam que não existia motivo para tal acto e contavam com Petit para a deslocação a Alvalade. Como tal não foi possível, Jaime Pacheco deverá optar pelo regresso de Rui Bento ao meio-campo.

Sporting

Mais Sporting

Patrocinados