Invictos: o dragão e um trio de luxo

4 nov 2014, 10:39
FC porto vs Nacional (LUSA)

FC Porto passou a ser a única equipa sem derrotas na Liga; os outros casos na Europa e os casos exemplares de Chelsea, PSG e... Gladbach

A derrota do Sporting em Guimarães não foi apenas uma demonstração de força dos minhotos, que fizeram um grande jogo, nem um sinal de pouca intensidade deste leão, que se traduziu num trambolhão na Liga: acaba a jornada na sexta posição
. Significou também a primeira derrota no campeonato para a equipa de Marco Silva, uma semana depois de também o Benfica ter cedido três pontos, frente ao Sp. Braga. Ou seja, deixou o FC Porto como a única equipa invicta no campeonato, mesmo não sendo líder.

Não há muito mais gente que possa dizer o mesmo por esta altura, entre os clubes europeus. Mas são apenas três as equipas que conseguem manter esse estatuto em absoluto, sem perder em todos os jogos oficiais que disputaram até agora. São o Chelsea, o PSG e, mais surpreendente, os alemães do Borussia MoenchenGladbach.

O FC Porto fez até agora 15 jogos oficiais
. Para a Liga somou seis vitórias e três empates em nove jogos. Na Europa, começou com duas vitórias sobre o Lille no play-off, a que se seguiram duas vitórias e um empate na fase de grupos. A única derrota dos dragões esta época, frente ao Sporting, teve consequências diretas, uma vez que representou a eliminação da Taça de Portugal.

Olhando para as principais Ligas europeias, o FC Porto tem apenas a companhia, no que diz respeito a resultados de campeonato, de Chelsea, em Inglaterra, PSG, em França, e, na Alemanha, Bayern Munique e Gladbach. Em Espanha já não há equipas invictas na Liga, depois de o Barcelona ter sofrido a primeira derrota, há uma semana, no clássico com o Real Madrid. A que juntou logo de seguida outra, em casa em frente ao Celta Vigo. O mesmo vale para Itália, onde a Juventus perdeu a invencibilidade há uma semana, frente ao Génova.

Seguindo para outros campeonatos, encontramos ainda invictos nas suas ligas o Zenit (Rússia), o PAOK (Grécia) ou o Dínamo Zagreb (Croácia), por sinal todas equipas com ligações portuguesas. Mas todos eles já perderam noutras provas, tal como o FC Porto.

Então, resta apenas um trio que segue forte a toda a linha. Curiosamente, para todos eles vêm aí desafios difíceis num futuro próximo.

O caso mais surpreendente é o do Borussia Mgladbach. Até à jornada passada havia um trio invicto na Bundesliga. O Gladbach infligiu a primeira derrota da época ao Hoffenheim e manteve esse estatuto, que divide com o Bayern Munique. Mas se os bávaros, líderes da Bundesliga, já sofreram uma derrota nesta temporada, a Supertaça frente ao Borussia Dortmund, o Gladbach mantém-se invicto em três frentes: campeonato, Liga Europa e Taça da Alemanha.

A equipa orientada pelo suíço Lucien Favre tem feito um percurso sólido nos últimos anos, que está a traduzir-se numa excelente época nesta altura. Vinte pontos em 10 jogos na Bundesliga, em igualdade com o Wolsfburgo no segundo lugar e a quatro pontos do Bayern. Segundo lugar na Liga Europa, com uma vitória e dois empates no grupo liderado pelo Villarreal. E ainda em prova na Taça da Alemanha, depois de uma vitória no terreno do Eintracht Frankfurt, na semana passada.

Aliás, nesse jogo foi protagonista aquele que é um ponto de contacto entre o Gladbach e outro dos clubes ainda sem derrotas a toda a linha na Europa, o Chelsea: Thorgan Hazard, irmão de Eden. É um dos protagonistas da excelente época do clube alemão, onde joga precisamente por empréstimo do Chelsea, e marcou este golo ao Frankfurt.



Quanto ao Chelsea, a equipa de José Mourinho segue na frente da Premier League, com apenas quatro pontos cedidos em 10 jogos. É líder no seu grupo de Liga dos Campeões, onde também cedeu apenas um empate até agora, e segue na Taça da Liga inglesa, após duas rondas.

O PSG já perdeu bem mais pontos na Ligue 1. Tem tantos empates como vitórias ao fim de 12 jornadas e está a quatro pontos do líder Marselha, mas o facto é que ainda não perdeu. Segue invicto também para a Liga dos Campeões, onde venceu Barcelona e APOEL e empatou com o Ajax.

Os próximos dias apresentarão testes difíceis para o trio. Depois da semana europeia (o Chelsea em casa do Maribor, o PSG frente ao APOEL e o Gladbach de visita ao Apollon), têm compromissos de campeonato de alta rotação. O Chelsea vai a Anfield no próximo fim de semana, o PSG recebe o Marselha e o Gladbach visita o Dortmund.

Europa

Mais Europa

Patrocinados