Navalny foi levado até a prisão IK-3 em Kharp, na região de Yamal-Nenets, que fica a cerca de 1.900 quilómetros a nordeste de Moscovo
O líder oposicionista russo Alexei Navalny está preso na colónia penitenciária perto da cordilheira dos Urais, no Ártico, depois de quase três semanas desaparecido, informaram esta segunda-feira os seus apoiantes na rede social X.
“Encontrámos Navalny. Está na colónia prisional número 3 na cidade de Kharp”, disse a porta-voz Kira Iarmych no X (antigo Twitter), indicando que Navalny “está bem” e que o seu advogado o visitou segunda-feira.
We have found Alexey @navalny. He is now in IK-3 in the settlement of Kharp in the Yamal-Nenets Autonomous District. His lawyer visited him today. Alexey is doing well.
— Кира Ярмыш (@Kira_Yarmysh) December 25, 2023
Navalny foi levado até a prisão IK-3 em Kharp, na região de Yamal-Nenets, que fica a cerca de 1.900 quilómetros a nordeste de Moscovo, disse Kira Yarmysh, citadapela Reuters, que diz que esta prisão, fundada em 1960, é conhecida como “Lobo Polar” e é considerada uma das prisões mais difíceis da Rússia.
“Muito obrigado aos nossos apoiantes, ativistas, jornalistas e meios de comunicação que estão preocupados com o destino de Alexei e que não se cansam de escrever sobre a situação”, disse o advogado de Navalny, Ivan Zhdanov. O opositor de Vladimir Putin não era visto desde o dia 6 de dezembro, altura em que iria ser transferido para uma prisão de “regime especial”.