União Europeia diz que Lituânia deve permitir trânsito ferroviário de mercadorias russas para Kaliningrado

13 jul 2022, 15:34
Kaliningrado (Paulius Peleckis/Getty Images)

Executivo disse que o trânsito de produtos russos sancionados através do território do bloco europeu foi barrado por estrada, mas não por ferrovia, depois das tensões entre Moscovo e Lituânia, membro da UE, terem aumentado devido ao comércio com Kaliningrado

A Comissão Europeia atualizou esta quarta-feira as diretrizes sobre a gestão do movimento de mercadorias sancionadas entre o bloco e Kaliningrado.

"O trânsito de mercadorias sancionadas com operadores russos não é permitido por estrada pelas medidas da UE. Não existe proibição semelhante para o transporte ferroviário", disse a Comissão Europeia, acrescentando que os estados da UE devem verificar esses comboios.

"A Comissão sublinha a importância de monitorizar os fluxos comerciais bilaterais entre a Rússia e Kaliningrado para garantir que as mercadorias sancionadas não possam entrar no território aduaneiro da UE", frisou.

De acordo com as orientações divulgadas, a Rússia poderá transitar mercadorias civis na lista de sanções, por via férrea, através da Lituânia, em quantidades comparáveis às entregas pré-invasão.
 
A Comissão acrescentou que o transporte de bens militares e de dupla utilização sancionados continua proibido independentemente do modo de transporte.

Relacionados

Europa

Mais Europa

Patrocinados