Governo de Kiev completa segunda parte de questionário de adesão à UE

Agência Lusa
9 mai 2022, 17:35
Ursula von der Leyen e Zelensky (Foto: Getty/ 	Anadolu Agency

O anúncio foi feito por Volodymyr Zelensky, esta segunda-feira, no Dia da Europa. A Ucrânia espera que a candidatura seja aceite na próxima cimeira da UE, em junho

A Ucrânia completou a segunda parte do questionário para obter o estatuto de candidato à adesão à União Europeia (UE), coincidindo com a celebração do Dia da Europa, anunciou esta segunda-feira o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.

Numa publicação na rede social Telegram, Zelensky disse que falou por videoconferência com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, a quem mostrou o documento que o seu governo completou. 

“Obrigado pelos sinais claros de apoio neste importante caminho para nós”, disse Zelensky, dirigindo-se a Von der Leyen, citado pela agência espanhola EFE. 

A 18 de abril, Zelensky entregou ao chefe da delegação da UE em Kiev, Matti Maasikas, a primeira parte do questionário de acesso ao estatuto de candidato à adesão. 

Este passo seguiu-se a formalidades e prazos estabelecidos por Von der Leyen, que se encontrou com Zelensky em Kiev, a 8 de abril, quando lhe entregou o formulário de candidatura

As autoridades ucranianas esperam que a candidatura seja aceite na próxima cimeira da UE, em 23 e 24 de junho, e que o seu estatuto de candidato à adesão à UE seja reconhecido. 

Zelensky salientou na reunião com a presidente da Comissão em Kiev que a adesão da Ucrânia à UE representa as aspirações pelas quais luta o povo ucraniano e que o objetivo é “ser parte da Europa, entre iguais”.

Relacionados

Europa

Mais Europa

Patrocinados