Ucrânia já preencheu questionário para aderir à União Europeia

18 abr 2022, 06:31

Vice-chefe do gabinete do presidente ucraniano afirmou que agora “a bola estará do lado do tribunal da Comissão Europeia”

O gabinete do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky informou que a Ucrânia preencheu um questionário para a sua candidatura à União Europeia. A notícia foi inicialmente avançada pelo The Washington Post, que citava uma publicação de Anton Gerashchenko, conselheiro do Ministério do Interior ucraniano, no Telegram.

A notícia foi depois confirmada por Ihor Zhovkva, vice-chefe do gabinete do presidente ucraniano, numa declaração à televisão ucraniana, citada pela Reuters, em que afirmou que agora “a bola estará do lado do tribunal da Comissão Europeia”.

"Hoje, posso dizer que o documento foi completado pelo lado ucraniano. Esperamos que a recomendação... seja positiva, e então a bola estará do lado dos estados-membros da UE", afirmou Zhovkva.

No passado dia 8 de abril, Von der Leyen entregou a Zelensky o questionário para adesão à UE e prometeu um parecer dentro de "semanas". Já Zelensky garantiu que enviaria as respostas dentro de uma semana. Demorou dez dias.

Na declaração, Zhovkva acrescentou que a Ucrânia espera conseguir o estatuto de país candidato à adesão à União Europeia em junho, durante a reunião do Conselho Europeu, que se reúne a 23 e 24 de junho.
 
"Depois, precisamos de iniciar as negociações de adesão. E assim que realizarmos essas negociações, já podemos falar sobre a adesão plena da Ucrânia à UE", afirmou.

Europa

Mais Europa

Patrocinados