Jovem simula sequestro e exige 50 mil euros de resgate à mãe

7 set 2022, 10:11
Jovem fingiu sequestro para pedir resgate à mãe (Twitter)

Grupo filmou um vídeo em que a alegada vítima aparece a dizer que foi raptada enquanto tem uma faca encostada ao pescoço

A Guardia Civil espanhola deteve cinco pessoas da mesma família por terem simulado o sequestro de uma mulher. Tudo se passou em Tenerife, onde o grupo pode incorrer no crime de extorsão, depois ter tentado enganar a mãe da alegada vítima, com a conivência desta, pedindo um resgate no valor de 50 mil euros.

Segundo as autoridades, que classificaram o caso como “Operação Santero”, tudo começou com um vídeo em que a jovem aparecia amordaçada e com uma faca apontada ao pescoço. O vídeo chegou à mãe da suposta vítima, com a mulher a levantar os 50 mil euros em dinheiro para libertar a filha – os alegados raptores exigiam que o resgate fosse entregue em dinheiro vivo.

A encenação chegou ao ponto de o grupo utilizar sangue falso para cobrir a cara da jovem de sangue. A Guardia Civil partilhou um vídeo em que se vê o momento da detenção dos suspeitos. No mesmo vídeo é possível ver as imagens enviadas à mãe da suposta sequestrada. "Mãe, sequestraram-me mãe. E não sei porquê", pode ver-se no vídeo.

No mesmo vídeo vê-se a jovem a dizer que a mãe não pode falar do caso, nem com o pai, nem com a polícia, porque tinha "um microfone em casa".

No entanto, esta não foi a primeira vez que a mãe da jovem foi alvo de um esquema semelhante. A investigação levada a cabo permitiu concluir que a progenitora já tinha sido enganada em esquemas semelhantes por outras três vezes, tendo mesmo entregado um valor total de 45 mil euros depois de receber ameaças contra a vida da filha.

Ao descobrirem que a jovem se encontrava bem e não tinha sido raptada, as autoridades procederam à detenção de cinco suspeitos por crimes como simulação de crime e extorsão. Quando foram detidos, menos de 24 horas após a queixa, os membros do grupo – todos da mesma família, recorde-se – estavam num salão de jogos.

Numa busca à casa de um dos suspeitos foram encontrados itens utilizados na simulação de sequestro, incluindo a arma branca que aparecia no vídeo, bem como um lenço que seria utilizado para amordaçar, falsamente, a jovem e um pacote com sangue artificial.

Relacionados

Europa

Mais Europa

Patrocinados