TL: Belenenses-Sporting, 3-2 (crónica)

21 jan 2015, 21:17

Noves fora nada

E ao nono jogo o Sporting perdeu.
 
Perdeu pela primeira vez no novo ano, no final de um jogo em que Marcelo Boeck sofreu o primeiro golo na Taça da Liga: e o segundo, e o terceiro logo a seguir.
 
O Sporting interrompeu desta forma uma série de oito vitórias seguidas, saindo sem nada do nono encontro: nove fora nada, lá está.
 
Curiosamente até esteve a ganhar por 2-0, e celebrou com golos uma entrada forte em jogo. Ryan Gauld, por duas vezes, colocou a equipa a festejar, no fim de duas jogadas de combinações pelo meio que são capazes de encantar até o mais imparcial dos adeptos. Chamam-lhe futebol bonito.



Confira a ficha de jogo e as notas dos jogadores

 
Não deixa de ser sintomático no entanto que os golos tenham surgido de jogadas pelo meio.
 
O Sporting esta noite, tal como aconteceu um pouco nos outros dois jogos da competição, não teve extremos: Ricardo Esgaio não tem criatividade para subir no terreno, o lugar dele é na defesa, a cerrar os dentes e disputar cada bola como se fosse a última, Podence é rápido, mas comete demasiadas faltas e sobretudo flete sempre para o centro.
 
Por isso a equipa só explorava verdadeiramente os flancos quando Wallyson subia no terreno e caía para a esquerda, à procura de verdadeiras crateras que se abriam com a centralização do futebol.
 
Mas enfim, através de boas combinações pelo centro ou em remates de fora o Sporting continuava a criar perigo. Ora isso, somado ao facto de dominar completamente o jogo, não tornava a ausência de extremos competentes uma verdadeira preocupação.

Dálcio, um perigo, e um Gauld, uma grande promessa: os destaques

 
Tudo se alterou, no entanto, quando a isso se somaram os erros defensivos.
 
No primeiro golo Rabia nem tem culpa, parece carregado em falta por Camará, que então se isolou e bateu Boeck. Mas é preciso dizer que esse primeiro golo começa numa perda de bola a meio campo de Podence...
 
Depois, sim, veio o pior. Jonathan e Wallyson, por exemplo, são completamente ultrapassados por Dálcio, que arranca da esquerda, passa por toda a gente e remata para o segundo golo. Logo a seguir Naby Sarr respondeu a um cruzamento de carrinho com os braços abertos e cometeu penálti.
 
Num instante o Sporting passou de uma vantagem de dois golos para uma desvantagem.

Confira como está a classificação do Grupo C da Taça da Liga

 
Muito por culpa, convém dizê-lo já, de um miúdo que promete ser reforço para o Belenenses: Dálcio. Chegou há dias, fez o primeiro jogo a titular e foi um quebra-cabeças para a defesa leonina. A boa notícia é que tem... 18 anos.


 
Mas enfim, o Sporting não encontrou depois forma para voltar a criar perigo, continuou a querer centrar o jogo em combinações que o bloco no entanto mais baixo do Belenenses foi destruindo, e acabou por somar a primeira derrota na competição: no primeiro jogo sem ganhar numa sequência de oito.
 
Pelo caminho esta equipa de miúdos foi puxada das nuvens: o apuramento no Grupo C tornou-se possível para várias equipas.

Relacionados

Sporting

Mais Sporting

Patrocinados