Como deixar de fumar: 5 ações que pode tomar agora

CNN , Megan Marples
17 mai, 20:49
O tabaco é uma causa de morte

Fumar cigarros é muito viciante e pode ter efeitos adversos à saúde a longo prazo. Mas há esperança para aqueles que querem parar graças a aplicações inovadoras, linhas de ajuda e estratégias comprovadas para enfrentar o problema.

Em 2019, mais de 34 milhões de americanos fumaram, de acordo com os Centros de Controlo e Prevenção de Doenças dos EUA. Foi quase 14% dos americanos com 18 anos ou mais.

[Em Portugal, segundo dados do INE, 17% da população com 15 ou mais anos era fumadora em 2019. Já 21,4% população era ex-fumadora e uma maioria de 61,1% nunca fumara.]

Os cigarros têm substâncias químicas que podem tornar este vício particularmente insidioso.

Apesar da batalha difícil, o vício pode ser superado. Aqui estão cinco ações que pode fazer para ajudá-lo, a si ou a um ente querido, a parar de fumar e desfrutar de uma vida mais saudável:

1. Concentre-se em como 'permanecer ex-fumador'

Acha difícil parar de fumar permanentemente? Divida o seu objetivo em etapas menores e mais geríveis.

O objetivo não deve ser parar de fumar; em vez disso, deve ser sobre como "permanecer sem fumar", disse o Dr. Panagis Galiatsatos, diretor da Clínica de Tratamento do Tabaco da Johns Hopkins Medicine em Baltimore, Maryland.

Galiatsatos afirmou que teve pacientes que disseram que pararam muitas vezes, mas que não conseguiram parar de forma permanente. E recomenda que as pessoas dividam o seu objetivo maior de desistir em objetivos menores.

Por exemplo, aprenda quais são os seus diferentes gatilhos que podem fazê-lo querer fumar. Dessa forma, você pode estar atento e encontrar soluções para cada uma dessa ações.

2. Faça de cada vez que deixa de fumar uma experiência de aprendizagem

A maioria das pessoas que fuma deixa de fumar de oito a 12 vezes, por causa do vício dos cigarros, antes de parar de vez com sucesso, disse Jonathan Bricker, professor da divisão de ciências da saúde pública do Fred Hutchinson Cancer Research Center da Universidade de Washington em Seattle.

Como a recaída é tão comum, Bricker diz aos seus pacientes que encontrem uma lição que possam tirar de cada experiência.

"As pessoas dirão coisas como: 'Aprendi como esses desejos são poderosos, ou aprendi como ver o meu amigo a fumar era um grande gatilho para mim, ou aprendi que o stress na minha vida era um grande gatilho'", contou Bricker.

Os pacientes devem abordar o abandono do ponto de vista de que, quanto mais coisas aprenderem com as suas recaídas, maior será a probabilidade de parar de forma permanente, disse ele.

3. Use linhas telefónicas e aplicações de apoio

O seu smartphone pode ser útil – seja para ligar para uma linha de ajuda ou para descarregar uma aplicação para parar de fumar.

Os grupos de apoio para pessoas que querem deixar de fumar estão a diminuir, pelo que Bricker recomendou ligar para uma linha de ajuda para parar de fumar, de modo a ter assistência externa.

[O Ministério da Saúde em Portugal recomenda telefonar para a linha SNS24 – 808 24 24 24, além de recomendar consultas de cessação tabágica disponíveis nas várias administrações regionais. A Direção-Geral de Saúde disponibiliza também online um documento com 15 passos para deixar de fumar.] (…)

A equipa de Bricker na Fred Hutch ajudou a criar a aplicação iCanQuit, que foi apoiada por uma doação dos Institutos Nacionais de Saúde dos EUA.

A aplicação concentra-se na terapia de aceitação e compromisso, que incentiva as pessoas a aceitar as suas emoções e pensamentos em vez de afastá-los. A ferramenta também oferece recursos para parar e lidar com os desejos quando eles surgem, disse Bricker.

4. Fale com o seu médico

Seja totalmente honesto com o seu médico sobre o hábito de fumar, para que ele possa criar estratégias que funcionem para si.

As pessoas que querem parar de fumar podem conversar com o seu médico para elaborar um plano de tratamento com várias estratégias, recomendou Galiatsatos.

Os médicos podem prescrever medicamentos para reduzir o desejo de cigarros e torná-los mais geríveis, disse. É uma solução de curto prazo para ajudar a treinar o seu cérebro para não desejar tantos cigarro, acrescentou Bricker.

Os medicamentos que os médicos fornecem dependerão da sua situação específica, disse Bricker. As prescrições tendem a ser mínimas no início e depois aumentam dependendo da gravidade do vício.

5. Apoie pessoas viciadas em fumar

Galiatsatos disse que nunca encontrou um paciente que já não saiba que fumar é mau, e recomenda evitar esse argumento ao apelar a um namorado que fuma.

"Se quer realmente ajudar o seu ente querido a parar de fumar, deve abordá-lo como pró-fumador e antitabagismo", disse ele.

Ao tentar ajudar alguém que fuma, deixe claro que está a abordar a situação sem estigma nem julgamento, disse Galiatsatos.

Uma vez estabelecida a confiança, ele recomenda que amigos e familiares se ofereçam para ajudar os fumadores a encontrar recursos sobre como parar de fumar.

Os profissionais médicos também devem apoiar os seus pacientes que fumam, disse Galiatsatos. Se os pacientes se sentirem julgados pelos seus médicos por fumar, podem mentir sobre isso. E isso não ajuda ninguém, disse.

Mesmo quando os pacientes não se sentem motivados a parar de fumar naquele dia, é importante traçar as diferentes opções de tratamento para que tenham os recursos depois.

Porque razão fumar é afinal tão viciante?

Desagradável! Os cigarros são tão difíceis de largar porque os seus produtos químicos podem voltar a ligar o seu cérebro ao longo do tempo.

Os cigarros estão cheios de produtos químicos como a nicotina, que são quimicamente desenvolvidos para conduzir a esse vício, disse Galiatsatos.

A nicotina quimicamente desenvolvida assemelha-se ao neurotransmissor comum acetilcolina, que ajuda a controlar o movimento muscular e outras funções cerebrais.

Quando a nicotina se encaixa nos recetores de acetilcolina, o seu corpo libera dopamina, a substância química do cérebro para "sentir-se bem". Quando a dopamina vai embora, as pessoas começam a desejar outro cigarro.

"Digo sempre às pessoas que esta é a molécula viciante mais insidiosa conhecida pelo homem, porque não se limita a dar-lhe uma overdose", disse Galiatsatos, que também é porta-voz médico voluntário da American Lung Association. Ela volta a conectar o cérebro do fumador ao longo de anos e anos, e "no momento em que alguém percebe que está a roubar a sua saúde, já é incrivelmente difícil quebrar esse vício".

Apesar do grande esforço necessário, nunca se esqueça - é possível superar esse vício e desfrutar de uma saúde melhor.

 

 

 

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