Encontro de bispos em «ambiente sensível»

Redação , CMM
12 abr 2010, 17:17
Páscoa no Vaticano

Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa diz que encontro dos bispos «acontece num ambiente sensível»

O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), D. Jorge Ortiga, disse esta segunda-feira, em Fátima, que os factos e as denúncias de casos de pedofilia na Igreja Católica exigem coragem, justiça, verdade e caridade.

No discurso de abertura de mais uma assembleia plenária da CEP, D. Jorge Ortiga reconheceu que o encontro dos bispos portugueses «acontece num ambiente sensível, em que se cruzam perplexidades e aproveitamentos em torno de factos ou denúncias a que os media têm dado ampla cobertura».

«Factos e denúncias que exigem, de todos, coragem na análise, justiça, verdade e caridade nas palavras e atitudes», defendeu o arcebispo de Braga, que se referiu, ainda, às vítimas da pedofilia e ao compromisso do clero.

«Perante a grave lesão da dignidade pessoal das vítimas dos casos de pedofilia, importa restabelecer a justiça, purificar a memória e reafirmar, humildemente, o compromisso da Igreja de fidelidade a Deus e de serviço aos homens», afirmou.

Em Março, face aos escândalos de pedofilia na Igreja Católica, a CEP emitiu um curto comunicado
no qual se lê que a instituição vai seguir, «na abordagem dos possíveis casos de abusos sexuais por parte de membros do clero», as mesmas recomendações do Papa Bento XVI, que visita Portugal em Maio.

Entre esses princípios estão o reconhecimento da verdade, auxílio às vítimas, reforço da prevenção e colaboração com as autoridades.

O mesmo comunicado promete «uma reflexão sobre esta temática, numa próxima reunião», sem especificar quando, sendo que, nesta assembleia plenária, a pedofilia não consta na agenda dos bispos.

Relacionados

Patrocinados