Pedofilia fora da agenda dos bispos portugueses

Redação , VG
10 abr 2010, 12:09
Padre Manuel Morujão

Bispos vão reunir-se em Assembleia Plenária em Fátima

Os bispos portugueses vão reunir-se em Fátima, a partir de segunda-feira, em Assembleia Plenária, sem o tema da pedofilia na agenda, referiu à Lusa o porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), padre Manuel Morujão.

«Não está na agenda», afirmou, acrescentando que, apesar de não constar nos assuntos agendados, «evidentemente qualquer bispo pode propor o tema para ser tratado, como é natural todas as vezes que há uma assembleia plenária».

No mês passado, face aos escândalos de pedofilia na Igreja Católica, a CEP emitiu um curto comunicado afirmando que a instituição vai seguir, «na abordagem dos possíveis casos de abusos sexuais por parte de membros do clero», as mesmas recomendações de Bento XVI.

Entre esses princípios estão o reconhecimento da verdade, auxílio às vítimas, o reforço da prevenção e a colaboração com as autoridades. O comunicado promete também «uma reflexão sobre esta temática, numa nossa próxima reunião».

A um mês da visita do chefe de Estado do Vaticano a Portugal, entre 11 e 14 de Maio, a presença do Papa é um dos assuntos em agenda. A situação económica e social do país também será abordada, os bispos vão fazer a análise da intervenção social da Igreja, as respostas à actual crise e o papel das instituições sociais.

O projecto «Repensar a Pastoral da Igreja em Portugal», através do qual a Igreja procura directivas práticas para melhorar a acção na sociedade, e o lançamento de uma carta pastoral sobre a dimensão missionária da Igreja são outros dos temas agendados para os trabalhos dos bispos.

Relacionados

Patrocinados