Ucrânia: "Esta guerra vai ser uma estratégia falhada para Putin", diz Ursula von der Leyen

25 mar 2022, 10:00

Comissão Europeia vai alocar 3,4 mil milhões de euros para ajudar a Ucrânia e "mais apoios virão", garantiu a presidente da CE

A Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou o acordo entre os Estados Unidos (EUA) e a Europa (UE), no que à independência energética russa diz respeito. O anúncio foi feito numa conferência de imprensa em conjunto com o presidente norte-americano Joe Biden, esta sexta-feira.

Von der Leyen começou por agradecer a presença do presidente Joe Biden. "A sua presença é uma mensagem muito poderosa para o mundo", disse, assegurando que a NATO "está mais forte do que nunca".

Mencionando que as quatro fases de sanções impostas à Rússia têm sido aplicadas de forma "excelente", a presidente da Comissão Europeia afirmou que a aliança Atlântica está determinada em fazer com que a estratégia de Putin falhe, continuando para isso a ajudar a Ucrânia de várias formas.

"Esta guerra vai ser uma estratégia falhada para Putin", afirmou.

Von der Leyen disse ainda que os aliados vão mobilizar mais apoios para os refugiados, lembrando que já foram mais de três milhões as pessoas a abandonar a Ucrânia e que dessas, cerca de metade serão crianças. 

"Vamos mobilizar reforços para apoiar os refugiados. A Comissão Europeia vai alocar 3,4 mil milhões de euros para ajudar a Ucrânia e mais apoios virão", continuou Ursula.

Relativamente aos combustíveis fósseis russos, a líder europeia adiantou que o objetivo é "reduzir a dependência", medida que pode ser alcançada através do "fornecimento adicional de gás, incluindo entregas de gás natural liquefeito", disse a Von der Leyen.

"O compromisso americano de providenciar gás para a Europa é um grande passo.Estamos no caminho para não dependermos da Rússia", continuou, lembrando a importância de garantir recursos já para o próximo inverno, a pensar num futuro "mais verde".

Relacionados

Europa

Mais Europa

Mais Lidas

Patrocinados