Dieta mediterrânica considerada a melhor do mundo pelo quinto ano consecutivo

5 jan 2022, 17:00
Dieta mediterrânica (AP)

Publicação U.S. News & World Report afirma que dieta oferece “uma série de benefícios para a saúde”

A dieta mediterrânica foi eleita, pelo quinto ano consecutivo, a melhor dieta do mundo, de acordo com o ranking publicado terça-feira pela U.S. News & World Report.

A publicação, embora reconhecendo que “não existe uma ‘dieta’ mediterrânica”, considera que as gastronomias dos países em torno do Mar Mediterrânico “partilham muitos princípios” e que os habitantes dessas nações “sofrem menos com problemas cardiovasculares e cancro” que os norte-americanos.

“A dieta mediterrânica pode oferecer uma série de benefícios para a saúde, incluindo perda de peso, saúde reforçada para o coração e cérebro, prevenção do cancro e controlo e prevenção da diabetes”, refere o jornal, que também salienta que, apesar de saudável, é mais cara que muitas outras.

A dieta mediterrânica ganha, também, nas categorias de “melhor dieta à base de vegetais”, “melhor dieta para a saúde cardiovascular”, “melhor dieta para a diabetes”, melhor dieta para comer de forma saudável” e, ainda, “dieta mais fácil de cumprir”.

Nesta classificação, uma das dietas em destaque é o flexitarianismo (uma combinação entre “flexível” e vegetarianismo”), que consiste em adotar um regime alimentar vegetariano na maior parte do tempo, mas que não “proíbe” o consumo de carnes”, apenas o limita a ocasiões esporádicas.

Por fim, outra dieta bem posicionada nos rankings é a DASH, acrónimo em inglês para “Abordagens Dietéticas para Parar a Hipertensão”, que privilegia o consumo de alimentos com baixo teor de sal, como é o caso de frutas, vegetais e cereais integrais.

Relacionados

Vida Saudável

Mais Vida Saudável

Patrocinados